Guia dos Dentes

Modificação da coloração dental por tetraciclina

Por Redação Doutíssima 20/11/2013

tetra-4

Um assunto que se torna cada vez mais atual é no que diz respeito a todos os problemas bucais que possam comprometer a estética do paciente. São diversos os tratamentos estéticos dentais e isso só é possível devido a grande demanda de problemas causadores da perda de estética dental. As manchas nos dentes são causadas por diversos fatores e um deles é através da utilização da tetraciclina. São vários os trabalhos que falam da modificação da coloração dental por tetraciclina e hoje usei fragmentos do artigo publicado pela faculdade de odontologia de lins que fez um trabalho científico muito completo sobre o assunto.

tetra-5

“O escurecimento dentário intrínseco causado pela ingestão de tetraciclinas incomoda esteticamente o indivíduo. Estes antibióticos de amplo espectro são usados no tratamento de infecções como pneumonia, faringite, nas infecções não complicadas do trato geniturinário, na cólera, diarreia, entre outras. É contraindicado em qualquer período de gestação,
lactação e para crianças abaixo de oito anos de idade, por produzir pigmentação dos dentes nos descendentes e em crianças. Este trabalho tem a finalidade de revisar a literatura sobre diversos aspectos relacionados ao escurecimento dental causado pelas tetraciclinas e auxiliar o cirurgião-dentista a compreender melhor este processo.

tetra-2

Os dentes podem sofrer alteração em sua cor em virtude de fatores extrínsecos (café, chá, vinho tinto, cigarro etc.) e intrínsecos (dentinogênese e amelogênese imperfeitas, traumatismos, fluorose, hipoplasia do esmalte, tetraciclina). Dentre estes, há a deposição da tetraciclina, um antibiótico de amplo espectro, que se distribui amplamente pelo organismo e pelos tecidos, acumulando-se em órgãos como o fígado, baço, medula óssea, além de ossos e dentes que ainda não irromperam, além de atravessar a barreira placentária e penetrar na circulação fetal. Nesta distribuição sistêmica a tetraciclina pode acarretar danos estéticos ao sorriso, uma vez que, quando administrada durante o período da odontogênese, causa o escurecimento dentário.

tetra-1

As tetraciclinas formam uma das mais antigas famílias de antibióticos, resultando de uma pesquisa de amostras de solo coletadas em várias partes do mundo à procura de micro-organismos produtores de antibióticos. Os membros do grupo são constituídos pela tetraciclina propriamente dita e por um grande número de derivados naturais ou semissintéticos.

Entre os efeitos secundários da tetraciclina vamos destacar sua impregnação nos tecidos dentários causando, com grande frequência, manchas amareladas ou castanhas. A afinidade pelos dentes em fase de desenvolvimento faz com
que a tetraciclina se deposite principalmente nas zonas de mineralização do esmalte e na transição da pré-dentina em dentina. A cronologia de irrompimento e o desenvolvimento dentário são susceptíveis de serem influenciados
fundamentalmente por uma série de fatores tais como: grupo étnico, gênero, dieta, doenças sistêmicas, processos infecciosos, clima e tipos constitucionais.

tetra-3

O tratamento de pacientes grávidas com tetraciclina produz descoloração nos dentes de seus descendentes. Como a tetraciclina atravessa a barreira placentária, a descoloração pode afetar tanto os dentes decíduos como os permanentes.
O período de maior perigo para os dentes vai desde a metade da gravidez até aproximadamente 4 a 6 meses do período pós-natal para os dentes decíduos anteriores e do 6° mês até os 5 anos de idade para os dentes permanentes anteriores,
períodos em que as coroas dos dentes estão sendo formadas. Entretanto, crianças até 7 anos talvez sejam susceptíveis a esta complicação da terapia com tetraciclina.”

A utilização de qualquer medicamento deve ser prescrita pelo profissional da área da saúde, somente ele vai poder lhe tratar de forma controlada e preparado para prevenir possíveis efeitos colaterais do medicamento. Efeitos colaterais como o amarelamento dentário são complicados de tratar e o melhor remédio é sempre a prevenção.