Moda

Confira dicas para escolher o sutiã ideal

Por Redação Doutíssima 20/11/2013

O sutiã é um poderoso acessório que, além de fornecer sustentação, também ajuda a valorizar a região do busto. O problema é que ele nem sempre fica exatamente confortável para aguentar um dia cheio.

O segredo está em escolher o modelo certo para as suas necessidades, o que nem sempre é fácil. Sabe bem como é? Confira as dicas que a equipe do Doutíssima separou para você e fique livre desse problema.

Dicas para escolher o sutiã ideal

Cada tipo de seio tem necessidades específicas em relação ao sutiã. Para quem tem pouco peito e quer valorizar a região, o bojo é opção. Já no caso de seios grandes, o aspecto fundamental é a firmeza fornecida pela peça. Para não errar, veja quais modelos se adaptam melhor a cada característica:

Seios grandes

A melhor opção é escolher modelos com alças largas. As peças com bojo reforçado ou tecido duplo também garantem mais segurança e conforto no dia a dia. Afinal, você se sentir bem é o mais importante. 

Seios pequenos

No caso de seios menores, o sutiã tem a função de valorizar o busto, mas essa não é uma regra. Como não há muita preocupação com a firmeza, você pode optar por modelos com renda, por exemplo, que estão na moda. 

Já os modelos com espuma mais grossa ou push up, além de garantirem volume à região, também ajudam a aparentar um colo bem definido, com seios empinados.

Seios espaçados

Se você quer garantir a impressão de seios mais juntinhos, de maneira pouco artificial, a dica é usar peças com formato diagonal. Ou seja, aquelas com espuma maior nas laterais e na parte inferior, que forçam os seios a ficarem no meio, além de ganharem sustentação e volume extra. 

sutiã

Um bom sutiã valoriza os seios e garantir conforto aos ombros e costas. Foto: iStock, Getty Images

Erros comuns na hora de escolher o sutiã

Muitas vezes, por simples falta de conhecimento, as pessoas acabam adquirindo sutiãs inadequados ao seu corpo. Por exemplo: não adianta comprar um sutiã menor do que o seu número, apenas para ter mais volume nos seios. Isso pode causar dores nas costas e nos ombros e ainda prejudicar a circulação.

Lembre-se de que o sutiã ideal é aquele que equilibra o peso das mamas entre as alças e a faixa das costas, evitando tensão. Ajustar o elástico que fica em volta do tronco e sustenta os seios também pode fazer toda a diferença. Ele não deve ficar nem muito frouxo, nem apertado.

Se você não sabe se está usando um sutiã de tamanho correto, observe a altura da tira das costas em relação ao bojo na frente. Se elas estiverem desalinhadas e, principalmente, se a parte de trás estiver mais alta que a frontal, a numeração não está correta.

E aí, o que acha sobre o assunto? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!