Relacionamento

15 Dicas para um casal enriquecer juntos

Por Redação Doutíssima 21/11/2013

fgv_passos para enriquecer junto1. Pense no futuro:  Considerem que o salário dos dois é uma renda só, válida para toda a família e poupem juntos para o futuro. Um bom investimento é a previdência privada, comecem poupando R$50 reais por mês e aumentem o valor quando for possível.

 

2. Faça projetos juntos: Tracem metas juntos, assim vocês dois terão que evitar parcelas e dívidas para juntar o dinheiro para atingi-las. Esses objetivos podem ser de curto prazo, como as férias em família do próximo ano, médio prazo, como comprar um carro em três anos e longo prazo como investir na previdência privada.

 

3. Faça planejamentos: Estipule o mínimo necessário para vocês terem segurança para casos de necessidade. Se vocês combinarem de juntar R$ 200 por mês, essa economia deve ser sagrada para os dois, sem concessões.

 

4. Anote as despesas: Tenham um caderno de anotações onde contem todas as contas e despesas mensais para que vocês saibam quanto da renda de vocês já está comprometida e o quais novas dívidas vocês podem ou não fazer.

 

5. Organize suas compras: Compare preços em várias lojas antes de comprar um produto. Desconfie de preços baixos demais. Os produtos podem estar para vencer ou com defeitos. Aproveite as liquidações. Se tiver como esperar por elas para comprar algum produto, faça isso! Mas estipule um valor para gastar e não ultrapasse esse limite. É muito fácil passar do limite em época de liquidação.

 

6. Cuide da relação: Quando você está feliz e apaixonado, você trabalha melhor e rende mais. Conversem bastante para saberem melhor os sonhos de cada um e no que investir. Quando saírem para jantar, evitem aquele clima no fim falando em dinheiro. Decidam antes como pagar a conta.

 

7. Tome decisões juntos: Quando precisarem cortar gastos, decidam juntos do que abrir mão sem que isso abale a felicidade do casal. Estejam prontos também para ceder.

 

8. Evite parcelas e dívidas: Se precisarem comprar algo que estava fora dos planos, analisem o orçamento de vocês para saber quando e como será o melhor momento para comprar e prefira sempre pagar à vista.

 

9. Planejamento familial: Planeje a chegada dos filhos. Se o primeiro filho foi inesperado, tente organizar a chegada do segundo para que vocês não sejam pegos desprevenidos. Faça uma poupança e deposite todo mês um pequeno valor pensando nos futuros estudos do seu pequeno.

 

10. Não leve o trabalho para casa: Não misture a vida pessoal com a profissional. Nada de comentar sobre os estresses do trabalho ou sobre um cliente chato no almoço de domingo em família.

 

11. Se o casal trabalha junto:  mantenham o clima o mais sério possível. Chamem-se sempre pelo nome, nunca pelo apelido. O lado bom é que se vocês tiverem metas podem fazer hora extra juntos para comprar um carro novo, por exemplo.

 

12. Dê o exemplo para seus filhos: Ensine-os a poupar. O tão famoso porquinho pode servir como exemplo para que eles economizem para poderem comprar algo que desejam uma vez no ano, no natal ou no aniversário deles.

 

13. Fale com as criança sobre dinheiro: As crianças não entendem que cartão de crédito também é dinheiro. Quando usar cheque ou cartão, explique-as que eles são dinheiro de outra forma.

 

14. Saiba agir na hora de emergências: Se acontecer alguma emergência e vocês não tiverem nenhum dinheiro guardado, use o dinheiro estipulado no orçamento do mês para o lazer.

 

15. Cuidado com as datas festivas: Pense nas datas comemorativas com antecedência e tente prever esses gastos. Em época de festas, como o Natal, organize-se para comprar os presentes 30 dias antes da data.