Motivação > Saúde Mental

5 Dicas para se desapegar do celular

Por Redação Doutíssima 21/11/2013

O uso do celular é cada vez mais frequente na vida das pessoas. Se antes o aparelho servia apenas para fazer e receber ligações, hoje o aparelho é multiuso e até mesmo o melhor amigo de muitas pessoas.

Você já deve ter reparado inúmeras pessoas mexendo no celular dentro do ônibus, trem, metrô, até mesmo em bares e lanchonetes em rodas de amigos, que ao invés de conversar, estão conectados a alguma rede social, navegando pela internet, jogando. E, por estarem entretidas no aparelho, acabam nem percebendo o que ocorre em sua volta. Isso faz com que as pessoas criem o seu próprio mundo junto, é claro, do inseparável celular.

Algumas pessoas se tornam tão dependentes que não conseguem ficar sequer um minuto longe do seu aparelho e, por estarem tão ligadas aos seus celulares, mal percebem que ficar todo o tempo conectado ao telefone pode causar graves problemas de saúde. Há, inclusive, novas doenças que envolvem o uso do aparelho, como a nomofobia, um ataque de ansiedade que atinge o indivíduo quando ele é privado do celular.

Sabendo disso, o Doutíssima separou uma lista de dicas para você se desapegar do celular! Confira!

nomofobia

1) Desative as notificações

Além de incomodarem, as notificações desviam seu foco de atenção e também de quem está perto de você, devido aos sons e vibrações do aparelho. Defina horários para responder as mensagens e manusear outras funções no celular.

 

2) Prefira usar um despertador

Muitas pessoas não se separam do celular nem na hora de dormir e usam como desculpa a função de despertador. Uma boa dica para se livrar do vício em celular é comprar um despertador e deixar o celular desligado durante a noite. Essa prática ainda pode ajudá-lo a ter uma noite de sono muito melhor.

 

3) Celular, só nos intervalos

Assuma o compromisso com você mesmo de mexer no celular somente nos intervalos do trabalho ou da aula. Quando for comer, desligue o celular e aproveite a refeição.

 

4) Desligue o celular

Não deixe que o celular faça de você um prisioneiro. Desligue-o durante a noite ou durante viagens. A maioria dos problemas pode esperar pelo dia seguinte.

 

5) Dê atenção a quem está perto de você

Muitas pessoas ficam tanto tempo presas ao celular que acabam se esquecendo das pessoas que estão por perto. Olhe para sua volta, converse com os amigos, familiares e com seu companheiro, dê atenção merecida a eles. Essa é uma excelente forma de se livrar desse vício.