Guia dos Dentes

Criançada com os dentes manchados, saiba o que fazer

Por Redação Doutíssima 21/11/2013

sapeca-3

Uma dificuldade que é pertinente a quase todos os pais é quanto à higiene dental dos pequenos. É significativa e visível a falta de importância que os pequenos dão para a limpeza em geral e isso diminui ainda mais quando falamos de limpeza bucal. Nesse momento é importante que os pais tomem as rédeas e mostrem para os pequeninos a necessidade e resultado dos dentinhos bem limpinhos. Se os pais não ajudarem na hora da limpeza bucal diária, é quase certo que os pequenos vão aprontar e ter uma série de problemas bucais e um deles é a modificação da coloração dos dentes deixando os dentes manchados o que é o começo para muitos outros problemas.

sapeca-4

Entendo que alguns dentes possuem uma coloração mais amarelado por fatores genéticos ou existe uma diferença significativa na cor dos dentinhos quando os dentes de leite são arrancados e os permanentes nascem. Quando a mudança na coloração é por uma dessas causa, os pais são “mais ou menos” perdoados mas quando a mudança de cor acontece, normalmente busco fatores ligados à limpeza bucal que deve estar deficitária.

Quando o dente está amarelado, não tente receitas caseiras como uso de bicarbonato na escovação ou uso de creme dental adulto, na criança. Nada de água oxigenada na boca de ninguém, muito menos das crianças. A consulta com o dentista vai resolver todos os seus problemas sem prejudicar a saúde bucal do seu filhote. A limpeza profissional é extremamente eficiente nesses casos, melhorando muito os dentes manchados.

sapeca-1

São diversas cores que podem manchar os dentes e mais diversas ainda, as causas, como:

– Fluorose, causada pela utilização em quantidade maior que o necessário de flúor, gerando manchas bem características.

– Manchas amareladas ou acastanhada, em diversos tons, sendo ligadas ao acúmulo de tártaro ou machas na placa.

– Manchas pretas ou em variados tons de castanho, podendo apresentar mudança nesse padrão são características de lesão de cárie em vários estágios e atividade. Nesse caso já deixa de ser um simples manchamento e se torna uma doença que precisa ser tratada o mais rápido possível pelo dentista.

– Manchas mais escuras causadas pelo ferro dos multivitamínicos, muitas vezes receitados para as crianças.

– Manchas por queda ou trauma. Nessa situação, a mancha não tem como ser removida mas existem alguns tratamento que podem ser feitos.

sapeca-2

Fique de olho nos pequeninos, nesta fase eles só querem brincar e não sabem o valor de uma boa higiene bucal. Os pais são 100% responsáveis por ensinar bons hábitos e técnicas de higiene bucal.