Saúde Mental

Ditadura da beleza: aprenda a valorizar o seu corpo

Por Rafaela Monteiro 21/11/2013

Alta ou baixa. Magra ou gorda. Sem ou com celulite e estrias. Independente do que fitas métricas, balanças, adipômetros e padrões de beleza mostrem e digam, você tem que aprender a valorizar o seu corpo do jeito que ele é.

É claro que, em algum momento da vida, todo mundo já desejou ter as medidas e as curvas de uma celebridade. Mas vale lembrar que esses parâmetros de beleza, normalmente definidos como ideais, são difíceis de alcançar e geram a sensação de que você nunca é boa o suficiente. 

o importante é que você se sinta bem com o seu corpo

O importante é que você se sinta bem com o seu corpo. Foto: Shutterstock

Tipos de corpo

Essa paranoia costuma ser tão sem sentido que, em alguns casos, a sua composição física e a da modelo idealizada são completamente diferentes. E aí não estamos falando de quilinhos a mais ou a menos, mas sim de biotipo.

Você sabia que existem, pelo menos, cinco tipos de corpo diferentes? Confira em qual deles o seu se encaixa e começo a valorizá-lo do jeito que ele é:

  • Ampulheta

As formas do corpo ampulheta são ditas ideais pelos padrão de beleza atual. Os ombros e quadris estão na mesma linha. Os seios são médios e as curvas proporcionais. O grande diferencial do seu desenho está na cintura fininha 

  • Triângulo invertido

Conhecido como triângulo invertido, esse perfil de corpo caracteriza mulheres que tem a largura dos ombros maiores do que os a dos quadris. A cintura é reta e as costas normalmente são mais largas, com pernas longas e finas

  • Violão

O corpo violão ficou imortalizado como tipo mais característico entre as mulheres brasileiras. Esse biotipo é definido pela pequena largura dos ombros quando comparado aos quadris, estes mais avantajados. A cintura e os braços são finos, os seios pequenos ou médios e as pernas mais grossas

  • Retângulo

O corpo retângulo é aquele em que os ombros, a cintura e os quadris têm quase a mesma largura, estando na mesma linha. Sua principal característica é não contar com uma cintura definida

  • Oval

Mulheres com essa composição física, conhecida como oval, têm o perfil mais arredondado, especialmente ao redor da cintura. Seios e quadril também costumam ser avantajados, com braços e pernas mais finos.

Esteja bem consigo mesma

Seja o tipo de corpo que você tiver, o mais importante é estar bem consigo mesma. Se existe algo que incomoda, pode buscar mudá-lo, desde que seja para a sua satisfação pessoal e não para seguir um padrão definido.

A ditadura da beleza pode acarretar problemas sérios de autoestima, gerando complexos e podendo se transformar em algo ainda mais sério, como transtornos alimentares – anorexia e bulimia são dois exemplos. Por isso, não ligue se falarem que não está no peso que devia. Desde que esteja com saúde, quem decide o manequim a vestir é você.  

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!