Saúde Mental

Gorda ou Magra: o debate do peso – saiba mais

Por Rafaela Monteiro 21/11/2013

Por-que-algumas-pessoas-voltam-a-engordar-após-a-cirurgia-bariátrica

Segundo Robin Casarjian, as calorias sempre são vistas como um problema quando estamos super preocupados com os “quilinhos a mais” ou quando sofremos de bulimia ou anorexia ou qualquer outra patologia que nos leve a constantemente buscar a magreza. Assim, as questões em relação ao peso e os motivos mais profundos que causam dietas compulsivas ou o excesso de ingestão de comida, ou até mesmo o ato de engordar, podem ser totalmente ignorados nesse sentido.

 

Comer em excesso

Para o mesmo autor, comer em excesso pode ser uma forma de auto nutrição. E pessoas podem se tornar obesas como uma forma de proteção. Como todos os vícios, a comida pode ser uma forma de aliviar o “coração faminto”, e de certa maneira uma tentativa de preencher um vazio, seja emocional, espiritual ou outro qualquer.

magra..

Comer demais pode gerar certa culpa. E quando as pessoas se culpam por estarem obesas, elas desviam a sua atenção dos problemas reais e negam a si mesmas o sustento e a segurança emocional que podem ter levado a sentimentos de vazio e fome antes de tudo.

 

Gentileza e cuidado pessoal

Ser gentil consigo mesmo ajuda a se tratar bem e a se cuidar. Aceitação é o primeiro passo para a mudança. Caso ela realmente seja necessária. Você merece seu amor próprio e valorização independente de seu peso, altura, ou qualquer outra característica física.

Se julgar ou auto punir não ajuda.

A medida que damos ouvidos aos chamados interiores da vida emocional, podemos descobrir que o sentimento de equilíbrio e aceitação pode ajudar no processo de perda de peso. Ou talvez ajude você a decidir que está bem do jeito que está hoje. Pois, se você está mudando porque está preso a padrões sociais estipulados, que julga poder trazer aceitação e amor, ao invés de ser o que realmente quer, poderá estar sempre em conflito interno, e sofrendo.

gorda1

A possibilidade de amor e aceitação tem que começar em nós mesmos, dentro de nós, em nosso interior. É de dentro de nós que vem, antes de qualquer coisa, uma atitude de respeito e aceitação em direção a nós mesmos. Atitude que precisamos para dar o primeiro passo na direção do contato com nossos sinceros desejos e vontades. E assim, nos relacionarmos melhor conosco, com nosso corpo e com a vida como um todo.