Guia dos Dentes

Perguntas e respostas: aparelho autoligado

Por Redação Doutíssima 21/11/2013

apauto-4

Estamos aqui mais uma vez para responder as dúvidas mais frequentes de nossos leitores. Vou ter que dizer que adoro nosso momento com perguntas e respostas pois, é quando me sinto mais próximo do dia-a-dia de vocês. Vamos ao perguntas e respostas de hoje que tem como tema a fragilidade do aparelho ortodôntico autoligado:

Olá doutor, acho meu sorriso muito feio e resolvi colocar o aparelho mas como quero um aparelho que trate rápido e sem muitas dores, meu ortodontista me recomendou uma aparelho que se chama autoligado. Como leio constantemente o fortissima.com.br, vi o seu artigo sobre esse tipo de aparelho e gostei muito mas fiquei na dúvida. Minha amiga diz que o dela fica quebrando e isso atrasou o tratamento dela. O que faço doutor? 

apauto-3

Resposta do doutor:

O aparelho autoligado nada mais é do que um aparelho como o padrão só que cada peça, em vez de levar uma liga para prender o arco na peça, vai ter sua própria “tampa”, já fixada na peça(bráquete). Essa tampa é do mesmo material da peça e com isso provoca uma série de vantagens:

– Por serem duas estruturas de metal- o arco do aparelho e a tampa do bráquete- o atrito é bem menor do que com a liga e com isso o dente anda mais rápido e com menos trauma.

– Para os que buscam estética, fica mais elegante e não tem o problema de manchar as ligas.

– Já possui os aparelhos também em porcelana e com isso ficam mais estéticos ainda.

apauto-1

Os aparelhos autoligados são de materiais de grande qualidade e não é comum a quebra das peças ou das capas que recobrem as peças, são vários os fatores que devem ser avaliados no caso da sua amiga, um deles, que é o que acho que pode estar causando o problema, é como ela está cuidando do aparelho. Em qualquer tratamento ortodôntico, o paciente é fundamental e mesmo que esteja com o melhor e mais resistente aparelho dental do mundo, na sua boca; se não tiver cuidado, vai acabar quebrando algo e atrasando o tratamento.

O aparelho autoligado é muito útil, com peças bem confortáveis e várias marcas com excelente qualidade. Em alguns casos, a tampinha pode soltar mas o ortodontista terá várias formas de contornar isso. a manutenção também poderá ser mensal ou em um tempo maior, de acordo com a técnica e o material usado pelo ortodontista.

apauto-2

Acho uma boa ideia o uso do aparelho autoligado mas pergunte ao seu dentista todos os cuidados que deve ter com o mesmo.