Saúde Mental

Delinquência e positivismo: saiba mais

Por Rafaela Monteiro 22/11/2013

6400207_CgZ3G

O positivismo é uma linha teórica da sociologia, criada por Auguste Comte. Este começou a atribuir fatores humanos nas explicações dos diversos assuntos, contrariando o primado da razão, da teologia e da metafísica.

 

Entendendo

Ao idealismo da primeira metade do século XIX se segue o positivismo. O positivismo representa uma reação contra o apriorismo, o formalismo, o idealismo, exigindo maior respeito para a experiência e os dados positivos.

A diferença fundamental entre idealismo e positivismo é que o primeiro procura uma interpretação, uma unificação da experiência mediante a razão; o segundo, ao contrário, quer limitar-se à experiência imediata, pura, sensível, como já fizera o empirismo. Atribui também uma relação de causa e efeito para os acontecimentos. Dada essa objetividade da ciência e da história do pensamento positivista, compreende-se porque elas são fecundas no campo prático, técnico, aplicado.

Além de ser uma reação contra o idealismo, o positivismo é ainda devido ao grande progresso das ciências naturais, particularmente das biológicas e fisiológicas, do século XIX. Tenta-se aplicar os princípios e os métodos daquelas ciências à filosofia, como resolvedora do problema do mundo e da vida, com a esperança de conseguir os mesmos fecundos resultados.

O positivismo teve impulso, graças ao desenvolvimento dos problemas econômico-sociais, que dominaram o mesmo século XIX. Sendo grandemente valorizada a atividade econômica, produtora de bens materiais, é natural se procure uma base filosófica positiva, naturalista, materialista, para as ideologias econômico-sociais.

 

Positivismo e delinquência

A influência da ciência positivista propiciou que alguns problemas sociais, como a desigualdade material e a criminalidade, fossem entendidos não através de contradições do sistema, mas da amostra de inferioridade biológica e moral.

Delinquente Juvenil

O crime seria então definido como uma conduta baseada na manifestação da natureza degenerada de alguns humanos, marcados por uma personalidade anormal, problemática, estranha e inferior. Personalidade essa muitas vezes correlacionada com a personalidade psicopática.

Existe toda uma construção social positivista em torno da delinquência. Existe também uma forte tendência em nossa sociedade em acreditar somente em pensamentos que tenha bases no positivismo. Positivismo esse que possui uma visão determinista e cria verdades imutáveis sobre os sujeitos. Estas, refletem, por sua vez, na criminologia e nas psicopatologias.

Considerando dessa forma que a delinquência precede de herança genética, e desconsiderando todos os fatores sociais envolvidos na “construção” do homem ou os considerando de forma determinista.