Estética

Cosmético: você sabe o que passa na sua pele?

Por Dr. Victor Sorrentino 23/11/2013

Os cuidados com a aparência da pele são foco de preocupação constante no universo feminino. Não é à toa que um cosmético que promete milagres é sempre tentador. Mas é necessário ter cuidado: antes de utilizar qualquer produto, certifique-se de observar os ingredientes nele presentes – isso pode evitar problemas para a sua saúde.

Irritação, coceira, alergias e até queimaduras podem ser algumas das consequências.  Isso porque muitos deles contêm componentes petroquímicos, de custo mais baixo. Os parabenos, as amidas e os sulfatos são alguns dos que mais se destacam pelo potencial alergênico.

Cuidados ao escolher um cosmético

Antes de adquirir qualquer produto a ser aplicado na pele, é importante garantir que seus componentes estejam registrados de acordo com a legislação. O uso de cosméticos fora desse padrão pode causar reações diversas, desde pequenas intolerâncias até alergias graves. Fique sempre de olho no rótulo.

Outra dica importante é fazer a prova de toque. Antes de usar a formulação efetivamente, aplique uma pequena quantidade na pele, seguindo as orientações do fabricante. Observe a reação causada pelo produto, para evitar qualquer tipo de incômodo futuro.

Alguns tratamentos para a pele, destinados a amenizar rugas e manchas, são feitos com cremes à base de ácidos e apresentam ação esfoliante. Para direcionar o uso desses produtos, é fundamental contar com a opinião de um dermatologista. Ele é o profissional apto para fornecer as instruções necessárias, como evitar a exposição solar, por exemplo.

Também é importante ter precauções em relação à conservação dos cosméticos. Eles precisam ficar abrigados de luz e calor, pois esses fatores são capazes de causar alterações nos produtos. Respeitar o prazo de validade é de igual importância: jamais utilize aqueles que estiverem vencidos.

Cosméticos orgânicos beneficiam a pele

Indicados para pessoas alérgicas, de peles sensíveis, com dermatite atópica ou que sofram com reações indesejadas diante do uso de produtos convencionais, os cosméticos orgânicos entram como alternativa. Em sua composição, eles possuem apenas ingredientes certificados e derivados de matérias-primas vegetais ou animais.

As vantagens do uso de produtos orgânicos, além do aspecto ambiental, são visíveis na pele. A ação dos ingredientes é capaz de devolver à derme suas condições naturais, tornado-a muito mais viçosa. Eles agem diretamente no tecido cutâneo, sem interferência de componentes sintéticos ou químicos.

Quanto às desvantagens, é necessário citar que nem sempre um cosmético orgânico consegue trazer todos as vantagens anti-idade, além de serem mais caros. Ainda assim, é sempre interessante considerar o custo-benefício.

Vale lembrar que podem ser utilizados por qualquer pessoa que simpatize com a proposta, independente de ser alérgica ou não às fórmulas tradicionais. O ideal é que a indicação e prescrição seja feita sempre pelo dermatologista, que poderá avaliar o tipo de pele e as necessidades de cada paciente.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!