Filhos

Ensine seu filho a lidar com o dinheiro como adulto

Por Redação Doutíssima 24/11/2013

dindinSempre que você sai com os filhos para fazer compras no supermercado ou em lojas é aquela  situação complicada. Tudo o que os interessa eles pedem, isso é inevitável. Basta dizer que é caro ou que não estava planejado no seu orçamento que elas começam a insistir, espernear e não param de pedir! Esse é um problema comum à muitas famílias quando as crianças ainda não têm noção sobre o valor do dinheiro. Muitos pais pensam que não convém falar de finanças com os pequenos, mas a verdade é quanto mais cedo for possível ensinar-lhes sobre administrar o dinheiro, mais responsáveis eles serão quando adultos. Para evitar que seu filho se deslumbre com o primeiro salário que tiver quando adulto e se torne uma pessoa endividada, ensine-o a lidar com o dinheiro desde pequeno. Siga essas dicas que listamos abaixo.

 

 

Ensinando os pequenos (crianças de até 5 anos)

 

Seu filho conhece as palavras caro e barato, mas ainda precisa aprender seus significados. Faça a criança ser seu parceiro na pesquisa de preços.  Leve- a ao supermercado, à feira, em lojas, à padaria e mostre pra ela a diferença de preços dos produtos, explique a importância de pesquisar. Faça-a também começar a contar o dinheiro. Diga-a de pagar o pão na padaria e pedir o troco. Ter essa responsabilidade o fará aprender muito. Outra boa estratégia para fazer a criança ter noção de valores e escolha: sempre que ela quiser algo, mostre o preço e compare com o de outras coisas que ela goste. Por exemplo, faça-a pensar se é melhor levar 1 pacote de doces ou 2 pacotes de biscoito, que dariam o mesmo valor.

 

Ensinando os maiores (crianças de 6 à 14 anos)

 

Uma boa estratégia é dar uma quantidade de dinheiro que ela tenha que controlar. Dê opções para ela, diga que ela pode gastar com o lanche da semana na escola, com as atividades do fim da semana ou guardar para usar em outro momento (como comprar um brinquedo que ela queira muito).

Após os 10 anos você pode aumentar o valor e torná-lo mensal. A criança já será capaz de lidar com a noção do tempo para fazer o dinheiro render o mês inteiro. Contudo, é importante não vincular esse dinheiro com a “meritocracia”, notas altas ou tarefas domésticas. Também evite comprar sempre coisas que eles queiram com o seu dinheiro. Incentive-os a economizar para comprarem eles mesmo seus objetos desejados. Dessa forma eles darão valor ao dinheiro que economizaram por tanto tempo e igualmente ao objeto que comprarem com esse dinheiro.

 

Após os15 anos…

 

… você pode aumentar um pouco o valor da mesada pois os jovens tem gastos maiores. Mas lembre-o que a mesada não é um salário, ele deve saber controlar e se organizarem com o pouco que têm. Se eles gastarem muito mais do que ganham, incentive-os a fazerem pequenos trabalhos para terem mais dinheiro. Em situações especiais onde ele precisa de mais dinheiro (uma viagem da escola, por exemplo) converse sobre um “empréstimo” que será abatido das próximas mesadas. Nessa fase, é importante que eles não se apoiem na ideia que os pais sempre poderão “salvar suas contas” e que é importante saber arcar com os compromissos financeiros que eles fazem.