Cabelos

10 Mitos e verdades sobre queda de cabelo

Por Redação Doutíssima 25/11/2013

A queda de cabelo é um assunto muito cercado por mitos. Porém, muitas das ideias propagadas sobre queda capilar, não passam de lendas! Para que não restem mais dúvidas, O Doutíssima esclarece! Conheça agora os 10 mitos e verdades sobre queda de cabelo!

 

queda cabelo

 

Mitos sobre queda de cabelo

 

1) Lavar a cabeça todos os dias apodrece a raiz dos cabelos levando à sua queda?

 

Este é um dos maiores mitos sobre queda de cabelo. Porém, especialistas afirmam que a lavagem diária dos cabelos não interfere nos bulbos capilares. Os fios que caem durante a lavagem cairiam de qualquer forma em outro momento, pois já estavam em fase de queda devido a outros fatores. A detergência do shampoo pode ressecar os fios, mas não ocasionar a queda.

 

2) Lavar os cabelos com água quente provoca a queda?

 

Não. Porém, para as pessoas que sofrem de dermatite seborréica, a água quente não é recomendada, pois estimula a produção de oleosidade, podendo piorar a doença e favorecer a queda dos cabelos.

 

3) Não secar os cabelos após o banho faz cair os cabelos?

 

Mito! Deixar os cabelos molhados não os faz cair.

 

4) Deve-se mudar de shampoo para não acostumar o cabelo?

 

Não. Não há nenhuma relação.

 

queda cabelo

Foto: Shutterstock

 

5) Colocar anticoncepcional no shampoo faz os cabelos crescerem mais rápido?

 

Esta é apenas mais uma grande lenda contada por aí! O uso de hormônios femininos não faz os cabelos crescerem mais rápido, muito menos desta maneira, porque a absorção dos hormônios, se ocorrer, será muito pequena para ter esse efeito.

 

6) Usar boné contribui para a queda dos fios?

 

O uso do boné não faz cair os cabelos diretamente, mas pode agravar doenças se usado por várias horas seguidas, como a dermatite seborréica, um coadjuvante da queda.

 

7) Cortar o cabelo durante a menstruação pode mudar a textura, acentuar a queda e até alterar o tipo dos fios de liso para cacheado e vice versa?

 

Em todos os casos, cortar o cabelo não interfere em seu crescimento, nem provoca a sua alteração. Independente da mulher estar menstruada ou não.

 

8) Lavar os cabelos quando a mulher está menstruada faz mal à saúde?

 

Não há o menor problema em estar menstruada e lavar os cabelos, isso não causa absolutamente nenhum mal à saúde.

 

9) Os cabelos devem ter as pontas cortadas para ganhar força?

 

O fato de cortar o fio do cabelo não interfere no seu bulbo capilar, que é o responsável pelo crescimento.

 

10) Arrancar 1 fio de cabelo branco faz nascer 2 a 7 no lugar?

 

Quando os fios de cabelo começam a ficar brancos, o processo ocorre gradativamente e outros fios vão ficar brancos também.

 

 

 Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!