Filhos

8 Dicas de brinquedos ideais para bebês de 12 meses

Por Redação Doutíssima 25/11/2013

 

Seu bebê está crescendo numa velocidade recorde! E está na hora de adaptar também os brinquedos dele à sua idade, de modo a estimular ainda mais seu desenvolvimento. Aproveite as dicas que damos a seguir para adaptar suas próximas compras. Mesmo se você não têm filhos, você pode colocá-las em práticas na hora de presentear em um aniversário ou para o natal, que já está chegando.

 baby_with_toys

Com 1 aninho de idade, o bebê desenvolve à toda velocidade suas grandes habilidades motoras como a coordenação entre a mão e o olho. Ele ficará cada vez mais interessado por tudo que ele tocar e produzir uma reação como luzes que ascendem, movimentos ou barulhos. Brincadeiras que o faça abrir e fechar, pôr e tirar coisas o deixarão super interessado.

 

É também nessa idade que o bebê começa a se movimentar mais. É importante, então, dá-lo brinquedos que o incentivem a andar para que ele também desenvolva seu equilíbrio. Ofereça-lhe brinquedos que possam ser puxados ou empurrados, também bolas para que ele tente ir buscá-las quando elas rolam. Da mesma forma, é bom que ele comece a ter bonecas e bonecos para reconhecer suas próprias formas físicas e você deve começar a incentivar seu filho a brincar e interagir com outras crianças em atividades simples.  

 

Os blocos são os brinquedos mais clássicos de todos os tempos e é simples a razão: altamente educativos e estimulantes ao raciocínio, eles são brinquedos que as crianças podem usar de várias maneiras em diferentes fases e idades. Escolha os mais básicos, com peças maiores para evitar que o pequeno as engula. Outra ótima opção são os brinquedos de triagem. Esses são mais conhecidos como o brinquedo de argolas coloridas de diversos tamanhos que se empilham em um cone colocado numa base firme ou móvel. Eles ajudam a criança a aprender as cores e a desenvolver a destreza manual.

 

Você também pode investir nos brinquedos com formas geométricas para encaixe. A criança desenvolve através deles a coordenação mão/olho, o reconhecimento de formas e as habilidades de combinar. Só tenha cuidado para não ser uma atividade enfadonha para o bebê se houverem muitas peças. Outra dica são brinquedos que produzem efeitos sonoros, manuais ou visuais. Compre pianinhos, tambor,  brinquedos que tenham luzes, que se movam ou que produzam sons quando tocados. O bebê vai ficar encantado!

 

Veja em nossa galeria 8 brinquedos que farão sucesso com os pequenos de 1 ano e o deixarão ainda mais esperto!