Guia dos Dentes

A importância do mantenedor de espaço na ortodontia

Por Redação Doutíssima 25/11/2013

espaço-5

Dentro da ortodontia não existe somente o aparelho fixo que todo mundo conhece e muitos usam atualmente. As possibilidades do ortodontista são variadas para poder acompanhar os tipos diferentes de problemas dentários e ósseos que os pacientes apresentam nas mais variadas idades. Um aparelho que precisa ser colocado em uma fase bem específica e no momento exato é o mantenedor de espaço que é muito barato, não incomoda muito a criança e faz milagres.

espaço-4

O passo primordial para a maioria dos problemas, não só bucais, mas também do corpo como um todo é o diagnóstico. Se o paciente não fizer consultas regulares ao dentista ou o dentista não estiver capacitado para a realização do diagnóstico no momento certo, o paciente terá problemas sérios no futuro. Não é de hoje isso, e já ouvimos estudiosos desde 1986, como Galvão, que diz que: a verificação da oclusão durante o exame clinico deve ser um procedimento de rotina do clinico e, principalmente, do odontopediatra. Este procedimento consiste de uma análise clinica, radiográfica e de modelos.

espaço-1

Para poder definir de forma bem simples o mantenedor de espaço, você precisa entender que o dente de leite do seu filho tem uma época certa para amolecer, cair e dar lugar para o dente permanente. Se, por algum fator, o dente de leite cair ou for arrancado antes do tempo, uma série de problemas acontecerão, por consequência. Nesse momento, entra a necessidade de um aparelho que ajude essas crianças que perderam o dente de leite antes do tempo a manter esse espaço artificialmente até que o dente permanente esteja pronto para nascer. Esse aparelho é o mantenedor de espaço.

espaço-3

São diversos os modelos de mantenedor de espaço, criados pelos mais variados profissionais e ainda com várias modificações(algumas bem estranhas) e para você ter uma ideia, podem ser de vários tipos como:

– Mantenedor de espaço de Mayne.

– Mantenedor de espaço de Gerber.

– Arco lingual Ellis.

– “Restauração” em placa funcional.

– Placa móvel em resina acrílica com um elemento protético em resina para evitar a movimentação de outros dentes.

– Banda unida vestibularmente e lingualmente a um fio.

– Mantenedor de espaço fixo e nesse caso, dos mais variados tipos e modificações. Um que costumo usar em vários casos é o banda alça ou o coroa alça.

– Arco lingual dos mais variados modelos e posições.

– Dentre outros.

espaço-2

Acho muito importante o acompanhamento de todas as crianças com um odontopediatra. E caso o paciente precise de algo mais, o odontopediatra saberá a hora certa de procurar o ortodontista.