Guia dos Dentes

Santa Apolônia a padroeira dos dentistas

Por Redação Doutíssima 25/11/2013

???????????????????????????????

Para os católicos, o dia nove de fevereiro é um dia de celebração de uma santa muito importante para os dentistas, o dia de Santa Apolônia . Mas não só para os dentistas, ela também é responsável por ajudar todas as pessoas que estão com dor de dente e isso tudo devido à história triste dessa santa. No século 14, foi distribuído por todos os Estados Unidos, um pôster criado a partir de um manuscrito francês, sua divulgação maior foi em gabinetes odontológicos nos Estados Unidos, devido a afinidade com os dentistas por suas imagens e cores, inclusive um brilho intenso como se fosse uma luz.

santa-4

De acordo com texto da wikipédia: “a santa Apolônia fez parte de um grupo de virgens mártires que padeceram em Alexandria, no Egito, durante um levante local contra o cristianismo antes da perseguição de Décio. De acordo com a lenda, durante sua tortura teve todos os seus dentes violentamente arrancados ou quebrados. Por esta razão, é popularmente considerada como a padroeira dos dentistas e daqueles que sofrem de dor de dente ou outros problemas dentais.

Dionísio, bispo de Alexandria (247-265 d.C.), relata o sofrimento de seus paroquianos em uma carta endereçada a Fábio, bispo de Antioquia, que teve grande parte de seu texto preservada no livro de Eusébio intitulado a História Eclesiástica (VI.411 ). Após descrever como um homem e uma mulher cristãos chamados Metras e Quinta, foram capturados e mortos pela multidão, e como as casas de muitos outros cristãos foram saqueadas, Dionísio continua seu relato:

santa-2

Naquele momento Apolônia, foi considerada por eles uma pessoa importante. Então aqueles homens também a agarraram e com vários golpes quebraram todos os seus dentes. Eles então ergueram fora dos portões da cidade uma pilha de madeira e ameaçaram queimá-la viva se viesse a recusar-se a repetir diante deles palavras ímpias (como uma blasfêmia contra Cristo, ou uma invocação a algum deus pagão). Deram a ela, diante de um pedido seu, um minuto de liberdade, e ela então se jogou rapidamente no fogo, sendo queimada até a morte.”

Eu sei que alguns acreditam e outros não, em santos. Tenho visto muitas pessoas cada vez mais longe de sua espiritualidade, longe da fé e do amor para com o próximo. A cada dia as pessoas se apegam mais em questões terrenas e financeiras e o interesse individual joga no lixo o pensamento e a preocupação no coletivo.

santa-1

 

Acredito que o homem precisa ter fé para acreditar que tem algo maior a seguir e deixar de querer ser deus. Seja você católica, evangélica, espirita ou qualquer religião; o importante é ter fé e entender que estamos aqui para fazer o bem e não para nos darmos bem. Abençoai todos nós dentistas, Santa Apolônia.