Clínica Geral > Qualidade de vida

6 Dicas caseiras para aliviar a TPM

Por Redação Doutíssima 26/11/2013

Todo mês é a mesma história! Brigas sem motivo, nervos à flor da pele, ansiedade, inchaço, dores. Tudo isso por causa da temida TPM!

Cerca de dez dias para o início da menstruação, os hormônios nos deixam loucas, não é verdade? Muitas das mulheres acabam se tornando prisioneiras dos remédios que aliviam ou evitam os sintomas. Mas o Doutíssima vai ensinar 6 receitas caseiras para aliviar a TPM. Saiba mais!

16.07.mulher-tpm-600

1) Dor nos seios

Alguns dias antes de menstruar, os seios geralmente ficam doloridos e inchados. Para aliviar o incômodo, uma das soluções é consumir alimentos ricos em vitamina E, como ovos e peixes, por exemplo.

Prefira usar um top ou sutiã mais firme, pois isto evitará as dores na região, principalmente se você tem seios grandes ou vai praticar atividades físicas.

 

2) Inchaço

Para acabar com aquele inchaço que incomoda todo mês, o truque é simples: dez dias antes da menstruação, reduza o consumo de sal. Outra boa dica é começar a tomar um diurético natural alguns dias antes: bata no liquidificador o suco de 1 laranja-lima, 1 fatia grande de melancia e 10 folhas de capim-cidreira fresco. Beba diariamente.

 

3) Dor de cabeça

A dor de cabeça pode ser evitada através do consumo de chá de gengibre feito por infusão: leve 1 xícara de água ao fogo até ferver. Despeje o líquido sobre 1 colher de sopa do gengibre em pedaços, tampe e deixe descansar por três minutos. Segundo uma pesquisa, a ação anti-inflamatória do gengibre pode ser melhor que remédio!

 

4) Depressão, tristeza, sensibilidade

E qual é a solução para aqueles momentos em que estamos tão sensíveis? Praticar atividades físicas. Nada que trinta minutos diários de exercícios leves não resolvam o problema. Isso ocorre, pois através do exercício, o corpo libera endorfina, uma substância que aumenta a sensação de relaxamento e bem-estar. Fazer o que você gosta e estar em companhia de pessoas agradáveis também podem ajudar nesse período!

Além desses cuidados, você também pode consumir camu-camu, uma fruta nativa da Amazônia, rica em vitamina C, que ajuda a combater a depressão. Consuma diariamente 1 unidade da fruta ou 1 grama da versão em pó (encontrada em feiras de alimentos regionais ou lojas de produtos naturais).

 

5) Raiva e ansiedade

Durante a TPM, evite o consumo de café, chá preto, chocolate e refrigerante, pois os nutrientes desses alimentos podem aumentar o nervosismo. Tome chá de folhas de maracujá para acalmar.

 

6) Cólica

Para acabar com a cólica, a dica é colocar uma compressa de chá de camomila morno no abdômen, abaixo do umbigo. Troque-a antes de esfriar e mantenha-a na região até a dor passar.

 

Ainda não leu?

4 Exercícios para engrossar pernas e coxas

Saiba como Fernanda Souza faz para manter a barriga sequinha e definida

Caminhar reduz risco de câncer de mama

Pilates Aéreo – A sensação do momento

Você conhece os aplicativos de dieta para celular?