Relacionamento

Cartas de amor podem salvar sua história a dois

Por Redação Doutíssima 26/11/2013

casal-apaixonadoNinguém gosta das briguinhas no relacionamento, não é mesmo? Mas, além de deixar aquele clima chato com a pessoa amada, você sabia que brigas de relacionamento podem te deixar doente? E não é só pelo aumento do cortisol no sangue, hormônio do estresse. É pela redução de outra substância química do corpo, a ocitocina – ou hormônio do amor. Um estudo indicou que quando brigamos com o parceiro, a quantidade de ocitocina – hormônio da proteção – no corpo diminui, o que prejudica o sistema imunológico, ou seja, nos deixa de braços abertos para os vírus e bactérias.

Porém, um outro estudo descobriu que cartas de amor podem salvar sua história a dois e acabar com as briguinhas desnecessárias. E você nem precisa mandá-las. É só gastar 21 minutos por ano, em três cartinhas, para escrever sobre seu relacionamento. Tiro e queda: após um ano, você vai se sentir bem mais feliz e satisfeito.

Pesquisadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, garantem que a “lição de casa” funciona mesmo. Durante cerca de dois anos, eles acompanharam 120 casais, casados há mais de 11 anos. A cada 4 meses, os voluntários contavam como estava o relacionamento, se andavam felizes com o nível de amor, intimidade, confiança, paixão e comprometimento. O desafio proposto aos casais era escrever sobre os últimos meses e o principal desentendimento, sob a perspectiva de um observador neutro que torcia pelo bem do casal. Eles gastavam, em média, 7 minutos com a atividade e os resultados foram surpreendentes.Carta de amor

A cada novo encontro com os pesquisadores, os casais demonstravam estarem mais realizados com o casamento. Porém, no segundo ano, grande parte dos casais que participaram da pesquisa não deu continuação ao ritual de escrever cartinhas sobre a relação e, a tal felicidade e realização constatadas no início, começaram a diminuir ou, pelo menos, parar de crescer. Já entre os casais que continuaram o exercício, o nível de felicidade seguia em alta.

Os pesquisadores constataram que esse efeito também pode ser observado em outros aspectos da relação, que correm o risco de ficar mais vulneráveis com o passar dos anos, como a paixão, o desejo sexual, o companheirismo. E foi comprovado que, esses minutinhos que passamos para escrever uma carta ao companheiro, podem salvar casamentos que ocorreram no mês passado como os casamentos de 50 anos.

Que tal começar agora mesmo e deixar uma cartinha ao seu parceiro? É simples assim e pode melhorar e até mesmo salvar as relações!