Saúde Mental

Entenda a importância de uma preparação para aposentadoria

Por Rafaela Monteiro 26/11/2013

APOSENTADORIA-004

A aposentadoria é uma experiência nova, é um ganho da modernidade, e com isso, ela ainda está em processo de organização.

Organização no sentido não só financeiro, pois se tornou necessárias mudanças na previdência devido ao aumento do número de aposentados, mas também organização no sentido social, pois cresce cada vez mais o número de idosos aposentados.

 

Preparação

E relacionado a isso, organização no sentido de preparar as pessoas para a chegada de tal evento, de modo a amenizar os efeitos negativos desta, tanto na vida particular dos indivíduos, quanto na vida profissional.

Contudo, a maneira de enfrentar o momento da aposentadoria, pode variar de pessoa para pessoa, do momento histórico-social, das relações interpessoais construídas ao longo da vida, de outras formas de preencher o tempo, da maneira de se relacionar com o vazio, dentre outras.

Assim, as pessoas que investem toda sua energia e sua vida em seu trabalho terão uma dificuldade maior em se desvincular dele na aposentadoria; e, uma crise de identidade poderá se estabelecer.

Autores falam da importância do planejar esse evento da vida, afirmando que o planejamento é importante no sentido de amenizar os efeitos negativos e trazer uma visão mais positiva da mesma.

4659804_xxl

 

Programas de preparação

É então importante, uma prévia preparação para esse momento tão delicado que se tornou a aposentadoria. Programas de preparação para o mesmo tornam-se atualmente um grande investimento e também uma ótima propaganda para o empregador, que tem como retorno uma visão positiva e real de bem estar do seu trabalhador.

Assim esse momento delicado e novo, que é a aposentadoria, precisa de devido cuidado, necessita merecida atenção, pois novas estruturas sociais, financeiras e individuais se fazem necessárias para uma adequada administração de tudo que vem através do simples fato de se aposentar. Muita coisa precisa ser organizada diante de um mundo que “envelhece”, e não somente como um momento de descansar, a aposentadoria deve ser encarada como um momento de transição, que demanda atenção, cuidado e devido planejamento.