Motivação

Aprenda a conquistar seu lugar no mercado de trabalho

Por Rafaela Monteiro 26/11/2013

O mercado de trabalho a cada dia pede mais dos profissionais. Além das exigências de qualificação, outros fatores podem pesar na hora de conquistar um emprego. Se você quer ter seu espaço, algumas dicas podem ajudar a aumentar suas chances.

trabalho no computador

Montar um bom currículo pode fazer a diferença, mas não é tudo Foto: iStock, Getty Images

Como conquistar um espaço no mercado de trabalho

Não se trata mais de simplesmente elaborar currículo e entregá-lo às empresas. Conseguir uma colocação no mercado de trabalho de hoje exige muito mais – desde movimentar sua rede de contatos até conseguir transmitir as características certas.

Para começar, você precisa encontrar uma vaga de emprego. Esqueça os classificados de jornais – e quem sabe até mesmo sites online que concentram oportunidades. De acordo com uma recente pesquisa, a melhor forma de conseguir uma nova colocação é através de pessoas que você conhece. Ou seja, é preciso fazer networking.

Realizado pela Right Management, empresa americana que oferece serviços de coaching e recolocação no mercado, o levantamento trouxe dados interessantes para melhorar sua busca. Foram analisados informações de 59.133 clientes das empresas.

As estatísticas mostram que 41% dos empregados contratados nessas empresas conquistaram a vaga porque movimentaram sua rede de contatos. Trata-se de uma porcentagem bastante expressiva. Em segundo lugar vieram os anúncios na internet, com 25%. Então você já sabe por onde começar.

Depois que você conseguiu algumas entrevistas, a próxima preocupação é como impressionar o potencial empregador. Para isso, nada melhor do que saber o que eles vêm buscando nos empregados. Um estudo realizado pelo site de empregos CareerBuilder talvez possa ajudar.

Foram entrevistados 2.138 gerentes de recursos humanos de empresas. Ética e confiança foram as características mais mencionadas, sendo citadas por 73% dos participantes. Além disso, tiveram destaque atitude positiva (72%), automotivação (66%), trabalho em grupo (60%) e possibilidade de gerenciar múltiplas tarefas (57%).

Consegui, e agora?

Se você teve sucesso na busca por um novo emprego, saiba que seu desafio não acabou: ele está apenas na metade. É que não basta conquistar um novo posto, é preciso saber mantê-lo. Confira algumas dicas capazes de ajudar nessa segunda missão:

  • Iniciativa

Hoje em dia os empregadores buscam pessoas capazes de apresentar soluções – e não apenas seguir ordens. Por isso, se você sentir confiança, não hesite em expressar sua opinião e apontar caminhos.

  • Aceite feedbacks

Esteja com a mente aberta para aprender com seus chefes. Aceite eventuais críticas e preste atenção se eles derem dicas de como melhorar. É um crescimento pessoal para você – e também o ajudará a manter o emprego.

  • Comunique-se

Em um mundo multitarefas, os gestores estão cheios de preocupações e prazos para cumprir. Quer ser diferenciado? Mantenha-o atualizado sobre o status das tarefas que está executando e seja uma dor de cabeça a menos.

  • Siga metas

As empresas cada vez mais estipulam metas e buscam cumpri-las. É inteligente seguir essa lógica. Tire da cabeça que está sendo pago apenas para cumprir tempo ou trabalhar duro. Vista a camisa e persiga com seus gestores os objetivos traçados.