Saúde Mental

Saiba como conciliar vida pessoal e profissional

Por Rafaela Monteiro 26/11/2013

Viver para trabalhar ou trabalhar para viver. Pode até parecer só mais uma frase de efeito, mas esse é o dilema de muitos trabalhadores. Afinal, será que é possível conciliar vida pessoal com profissional e ser bem sucedido nas duas?

A possibilidade existe, embora alguns números digam o contrário. Segundo um levantamento global feito pela consultoria Ernest & Young no início de 2015, um terço dos empregados contratados pelas empresas para trabalhar em período integral afirmou estar mais difícil administrar a vida pessoal e profissional nos últimos anos.

Esse problema ainda é agravado ainda pela divisão desigual das tarefas domésticas entre homens e mulheres. A chamada jornada dupla é realidade para 90% das brasileiras. Enquanto elas chegam a dedicar 25 horas semanais aos afazeres do lar, eles gastam nove horas.

Os dados são da pesquisa Trabalho feminino e vida familiar: escolhas e constrangimentos na vida das mulheres no início do século XXI, desenvolvida no Núcleo de Estudos de População Elza Berquó (Nepo), da Unicamp. O estudo levou em conta o levantamento feito pela  Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad).

Conciliar vida profissional e pessoal costuma ser mais complicado para as mulheres

A jornada dupla costuma afetar a rotina da maioria das mulheres. foto: iStock, Getty Images

Três dicas para conciliar vida pessoal e profissional

Além da disparidade de tempo dedicado aos trabalhos domésticos entre os gêneros, outros fatores podem dificultar a conciliação pessoal e profissional – especialmente para as mulheres. Confira três deles e saiba como enfrentá-los:

  • Esqueça o mito do profissional de sucesso

No imaginário popular existe aquela ideia de que, para se ter sucesso profissional, é preciso se dedicar ao máximo, trabalhar até trade, virar noites sem dormir, abdicar dos finais de semana. Mas não precisa ser assim.

Apesar de existirem trabalhadores que adotam essa postura, ela não é sinônimo de sucesso. Ele está ligado a realizações profissionais e também pessoais – e uma está diretamente ligada a outra.

  • Planeja suas vidas

Para alcançar o tão sonhado equilíbrio entre trabalho e família, é preciso planejar suas vidas, a profissional e a pessoal. Quando se traça objetivos é mais fácil atingir as realizações no seu relacionamento e a desejada ascensão na carreira.  Basta se planejar, ser organizado e comprometido com tais metas.

  • Desenvolva a inteligência emocional

Outro ponto fundamental é desenvolver o que os especialistas chamam de inteligência emocional. Essa competência permite que se consiga controlar emoções e sentimentos, fazendo com que se possa trabalhar da melhor maneira, sem a interferência de problemas externos.

Então, nada de levar trabalho e problemas para casa, aprenda a separar os dois universos, seus familiares e amigos merecem sua atenção. Tente se desligar ao sair do ambiente organizacional e busque nos pequenos detalhes momentos de prazer e realização, como um simples jantar romântico ou uma ida ao parque com os amigos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!