Guia dos Dentes

A gengivoplastia e seus milagres

Por Redação Doutíssima 27/11/2013

gengi-6

Existem vários termos ligados ao fato de se retirar gengiva de alguma forma e por algum motivo. Temos desde as gengivectomias ou a gengivoplastia, dentre outros. No que diz respeito a gengivoplastia, o próprio nome já nos remete a pensar em algum tipo de plástica que tem haver com a gengiva. E é por ai que o raciocínio nos leva, uma modificação estética na gengiva feita por um procedimento cirúrgico que remove uma quantidade indesejada de gengiva.

gengi-1

Existem muitos paciente que possuem uma gengiva fora dos padrões normais ou dentes que não possuem uma estética considerável. A gengivoplastia é uma técnica que se baseia em corta um pedaço da gengiva de tal forma que a gengiva fique mais delgada e proporcional ao tamanho do dente. Quando bem aconselhada e bem executada, muda bruscamente o sorriso do paciente embelezando muito mais o rosto, além de melhorar fatores práticos de saúde bucal como a limpeza ou diminuir a possibilidade de acúmulo de restos de alimentos.

gengi-5

Atualmente esse procedimento é associado ao recobrimento do dente com algum material estético então temos a gengivoplastia associada a tratamentos como:

– Gengivoplastia + restaurações estéticas

– Gengivoplastia + reanatomização de dentes

–  Gengivoplastia + técnicas de clareamento a laser

–  Gengivoplastia + recobrimentos em porcelana ou materiais similares

A gengivoplastia surgiu para resolver um problema antigo chamado de sorriso gengival que nada mais é do que o sorriso que mostra uma quantidade muito grande de gengiva e em alguns casos, maior que o próprio dente. Pode ser um fator genético ou ambiental; ou mesmo genético e agravado pelo ambiental. O tratamento ortodôntico, quando o paciente não cuida como devida da higienização da cavidade bucal, pode fazer com que a gengiva se inflame ao ponto de “crescer”. Em alguns paciente é possível reverter o caso com procedimentos periodontais mas em outros é necessário a remoção cirúrgica da gengiva em excesso.

gengi-3

Dentro das diversas causas posso citar:

– Crescimento vertical excessivo da face como e casos de excesso vertical do osso da maxila

– Maxila projetada horizontalmente

– Maior atividade dos músculos elevadores do lábio superior e com isso, quando o paciente mostra os dentes, ele mostra também uma grande quantidade de gengiva

– Encurtamento labial que vai causar o mesmo efeito visual no sorriso do músculo elevador de lábio superior em hiper atividade

-Excesso de gengiva inserida

– Erupção passiva pela falta de contato inter-oclusal

 

gengi4

São vários os pacientes com esse problema e que não sabem o quanto é fácil tratar e melhorar seu sorriso de forma definitiva. Procure um dentista e resolva seu problema seja ele qual for.