Filhos

O que acontece quando dizemos às crianças: “engole o choro”?

Por Rafaela Monteiro 27/11/2013

choro

 

Um leitor nos enviou a seguinte pergunta:
Existe uma matéria ou estudo referente ao famoso ¨Engole o choro”?
Tenho uma neta de 1 ano e 11 meses e quando minha filha a coloca de castigo ela começa a chorar e dá para perceber que não é só choro de manha.  Ai vem o famoso “engole o choro”. Gostaria de saber se essa atitude prejudica a criança, pois o choro é a maneira que ela tem de mostrar o que esta sentindo, ou estou errado? Como reflete no futuro essa atitude?
 

O choro é a forma que a criança usa para se expressar. Ela pode conseguir muita coisa através de seu choro e também pode expressar seus sentimentos de incômodo, raiva, medo, dentre outros.
Desde bem pequenos somos incentivados a não expressar nossos sentimentos. Acho que nisso se enquadra o famoso “engole o choro” como diz nosso leitor. Vejo constantemente crianças sendo desvalorizadas em suas demandas, em seus sentimentos.  E com certeza isso não é bom.
 

Pais e filhos

Os pais tem o poder de formar ou deformar a vida emocional dos pequenos. E se você sempre ouviu de seus pais que você não podia chorar ou qualquer outra coisa, grandes chances de você desenvolver uma capacidade de realmente não chorar, ou não se permitir chorar.

Crianças pedem e necessitam de atenção. E fazem de tudo para não “perder” o amor de seus pais/cuidadores. É muito comum a criança ser desqualificada em seus sentimentos e expressões porque os adultos acham que assim devem fazê-lo para promover educação. O fato é que uma coisa não exclui a outra. Podemos atender e não desqualificar as demandas de nossas crianças (mesmo que ao nosso ver não seja importante ou pareça uma bobeira) sem deixá-las sem educação ou limites.

apertado

Devemos ficar atentos as palavras que falamos para nossos pequenos, pois elas produzem sim muitos efeitos em sua vida emocional como um todo. Se a criança está de castigo, deixe-a chorar. É a forma que ela tem de se expressar diante da não concordância com o castigo. É natural ela ficar com raiva. Não devemos podar isso porque isso pode nos ensinar muita coisa, seja adulto ou criança.

 

Sentimentos

Nossos sentimentos nos dizem muito. E quem nos ensina a lidar com eles são nossos pais, nossa família, nossa  sociedade, nossa cultura. Nos dias de hoje,  tendemos a podar nossos sentimentos ditos “ruins”. Aprendemos que não podemos sentir raiva, tristeza e muitos outros sentimentos pertinentes a natureza humana. O problema em si não é senti-los, é a forma que lidamos com eles, o espaço que eles ocupam nossa vida, como eles nos afetam e como afetam as pessoas ao nosso redor e nossos relacionamentos.

Chorar é normal e saudável. Aprender lidar com o choro é tão saudável quanto chorar em momentos que precisamos. Não to falando de deixar as crianças fazerem escândalos enormes quando são contrariadas, pois isso indica certa falta de limite, pirraça. Estou falando das demandas do dia a dia de uma criança. Elas sentem medos e outros sentimentos, que a nosso ver podem ser infundados, mas que para elas podem ter muito sentido. Não devemos podar isso. Devemos acolher da forma que for possível dentro dos limites saudáveis que devemos impor a elas.