Relacionamento

Pais: como lidar com o primeiro namoro dos seus filhos?

Por Redação Doutíssima 27/11/2013

O primeiro namoro a gente nunca esquece, nem os nossos pais! Quando você se torna pai e mãe e seus filhos começam o primeiro namoro, muita coisa pode mudar na família. A relação entre pais e filhos deve ser cuidada de maneira ainda mais especial para não cair na tendência do autoritarismo dos pais e causar o distanciamento entre pais e filhos. Veja como atuar para que tudo dê certo!

namoro

 

Estabelecendo limites, proporcionando liberdade

 

Para evitar problemas futuros e surpresas, uma boa estratégia é manter o diálogo com seus filhos. É importante sempre conversar com eles e explicar sobre namoro, sexo, homossexualidade, etc. Todos esses assuntos devem ser abordados quando a criança demostrar curiosidade sobre o tema. E cabe aos pais também estabelecer uma idade para que os filhos comecem a namorar. Sabendo conversar e agir de forma respeitosa e carinhosa, mãe e pai devem impor regras claras e limites para evitar futuros conflitos. Começar cedo e manter o diálogo dessa maneira com os filhos é a chave para que eles tenham uma fácil aceitação à esses limites.

 

Para que os pais tenham mais segurança, é importante saber e mesmo investigar tudo que puderem a respeito desse primeiro namoro. É bastante óbvio que um bom relacionamento com as crianças facilita tudo. Entre os 11 e 14 anos de idade a dificuldade em compreender os próprios sentimentos impossibilita qualquer autossuficiência. Saber perguntar os filhos sobre seus relacionamentos faz toa a diferença. Nunca use perguntas diretas, deixando a entender apenas que seu interesse é para controlar a vida deles. Ao invés de “onde você foi com o namorado?”, se aproxime do seu filho contando histórias sobre você mesmo e seus namoros na adolescência. Diga onde você gostava de passear e tente tirar informações dos seus filhos.

 

O adolescente não pode sentir que você quer invadir a privacidade dele. É normal que os pais sejam vistos como controladores pelos filhos, é seu papel tentar mudar essa imagem que seus filhos podem ter de você. Tente manter um vínculo de confiança. Diga sempre que confia nele e sabe que ele faz o melhor, isso faz o adolescente se sentir responsável a não decepcionar seus pais. Deixe-o sentir que tem a liberdade de conversar com você quando precisar, mas nunca obrigue-o a contar-lhe sua intimidade. Construir esse tipo de relação não é fácil, mas é fundamental tentar. Tente ser amigo dos seus filhos, dessa forma você entende que não é só ele deve ser seu amigo e confessar toda sua vida.