Relacionamento

7 Conselhos financeiros para ganhar dinheiro com seu parceiro

Por Redação Doutíssima 28/11/2013

111O tema “dinheiro” é difícil de ser abordado entre casal, principalmente no começo de uma relação. Contudo ele é muito importante. Saber como seu parceiro lida com o dinheiro e se organiza para gastá-lo conta muitas coisas sobre ele. O casal que desde cedo tem uma boa sintonia para os assuntos de dinheiro terá uma maior facilidade de alcançar a estabilidade financeira a dois. Para ganhar dinheiro com o seu parceiro não há muitos mistérios, o segredo é manter metas sincronizadas e objetivos claros aos dois.

É comum que os casais sejam formados por pessoas diferentes. Habitualmente, sempre há um dos dois que pensa em viajar, comprar um produto que sempre quis ou gastar sem grandes planejamentos. Um grande problema que impede a estabilidade financeira do casal pode ser esse lado “gastador” de um dos dois, em especial quando apenas um tem uma renda fixa ou os dois possuem rendas muito incompatíveis.

Para vencer essa primeira barreira, o casal deve juntar a renda dos dois e considera-la uma só renda. Dessa forma, os dois ganham consciência do dinheiro que têm e tomam a responsabilidade para prosperarem juntos. As diferenças salariais, que podem nutrir barreiras entre o casal também tende a acabar. Nenhum terá controle sobre o dinheiro do outro, serão os dois juntos a definir o futuro. Isso motiva uma integração entre o casal, o planejamento mensal e definição de metas futuras.

O doutíssima foi em busca de algumas dicas simples para impulsionar o crescimento financeiro do casal e ajuda-los a ganhar dinheiro juntos. Confira nossos sete conselhos à seguir:

 

1. Abram uma conta conjunta. Você não precisam abrir mão da conta pessoal, mas com a conta conjunta fica mais fácil pagar todos os compromissos do casal e guardar o dinheiro que queiram poupar ou investir juntos. Essa atitude pode conotar em uma perda de privacidade, por isso os dois devem estar de acordo.

 

2. Façam projetos juntos. Crie as metas de curto/médio/longo prazo e junte dinheiro para atingi-las. Isso significa evitar parcelas e dívidas com o cartão de crédito e, consequentemente, os altos juros nelas contidas.

 

3. Inicialmente, poupem sempre dinheiro e o coloquem na poupança. Estipulem um valor mensal que deve ser colocado de lado. Quando vocês tiverem um acordo sobre uma forma de investimento diferente da poupança poderão fazê-lo juntos.

 

4. Façam lista de compras juntos. Seja para o supermercado ou para compras em geral. Estipulem também um limite para compras no shopping. Assim vocês evitam o excesso de gasto.

 

5. Converse com seu parceiro. Mantenha um diálogo sobre como se sente em relação à seus sonhos e necessidades reais. Algumas exceções podem surgir ao longo do tempo e você podem gastar um pouco mais se isso for importante para os dois.

 

6. Se vocês estiverem não conseguem poupar, invistam o dinheiro em estudos. Isso fará a renda do casal subir depois de algum tempo.

 

7. Se vocês precisarem de dinheiro, comecem tentando reduzir o padrão de vida no que for possível. Venda o carro de R$ 20 mil e compre um de R$ 15 mil.