Guia dos Dentes

Relação da cefaléia com problemas bucais

Por Redação Doutíssima 28/11/2013

cefa-1

Como hoje resolvi chamar atenção para os problemas de cefaléia que estão diretamente ligados à problemas bucais, procurei um artigo que tivesse mais dados estatísticos para que você possa entender que essa realidade não está longe e que se você não tiver os devidos cuidados com sua saúde bucal, pode ser mais um com problemas de cefaléia. O artigo do site da folha se são paulo conta com profissionais sérios e dados reais que podem fazer você quantificar essa realidade:

“A dor é na cabeça, mas a causa pode estar na boca, ou melhor, na mandíbula. Especialistas estimam que 50% das cefaleias estejam ligadas a distúrbios da ATM (articulação temporomandibular).

Esses problemas podem causar dores de cabeça, às vezes confundidas com enxaqueca. E o caminho até o diagnóstico pode ser longo.

Segundo o dentista Paulo Conti, do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP de Bauru, poucas pessoas associam a dor de cabeça à mandíbula.

Mesmo assim, um terço da população tem pelo menos um dos sintomas do distúrbio, como dor, estalo ou dificuldade para abrir a boca.

“Muitas vezes nem os médicos fazem essa associação. O paciente chega ao consultório do neurologista com dor e ele não imagina que o problema possa estar na ATM.”

Ele preside a SBDOF (Sociedade Brasileira de Disfunções Temporomandibulares e Dor Orofacial), criada por ele há alguns meses para dar orientações sobre a ATM.

cefa-2

De acordo com o dentista Rodrigo Bueno, consultor científico da ABO (Associação Brasileira de Odontologia), a diferença entre a dor de cabeça da ATM e a da enxaqueca está na localização.

“A dor causada pelos distúrbios da ATM está mais na região lateral. E é tão aguda que a pessoa fica em dúvida se o incômodo é na cabeça, no ouvido ou nos dois.”

Foi graças à dor de ouvido que a professora Marisa Rogati, 56, de São Paulo, descobriu, há dois anos, a causa de sua dor de cabeça, com a qual conviveu por quase 20 anos.

cefa-3

O otorrino disse que poderia ser algo relacionado à ATM, e a ortodontista confirmou a suspeita. “Nunca imaginei que a dor pudesse ter algo a ver com os dentes.”

Desde os 35 anos, ela acordava com fortes dores de cabeça. “Achava que era o travesseiro. Saía um modelo novo e eu comprava.” Como tratamento, usou aparelho ortodôntico por cerca de um ano.” ”