Filhos

Sobremesa para o bebê: veja 5 receitas para fazer em casa

Por Redação Doutíssima 29/11/2013

A hora da sobremesa é esperada por muitas pessoas. Mas o que fazer quando você tem um bebê? Isso porque até os seis meses de idade, o único alimento que seu filho precisa é o leite materno. Mas depois desse período, as mães passam por um desafio para tornar a alimentação do pequeno atrativa, saudável e, ao mesmo tempo, deliciosa.

 

Para responder a essas perguntinhas, vamos ensinar como fazer sobremesa para bebês práticas e nutritivas que eles vão adorar.

sobremesa

Receitas com frutas podem ser alternativas saudáveis para alimentar o seu bebê. Foto: iStock, Getty Images

Quando começar a dar sobremesa para bebê

A recomendação é que, desde o nascimento, até os seis meses de idade o bebê receba apenas o leite materno, uma vez que o alimento fornecido pela mamãe é o mais completo que o bebê pode receber.

Passado esse período, a criança pode começar a receber alimentos amassadinhos, triturados, desfiados e em forma de papinhas, desde que não tenham muito tempero. E é ai que entra a sobremesa para bebê.

É importante que a sobremesa para o seu filho, caso você seja uma pessoa que ama doces, não passe nem perto do que você consome. Segundo o Guia de Alimentação Saudável para crianças menores de dois anos, do Ministério da Saúde, a criança não precisa de açúcar até o segundo ano de vida.

 

5 receitas de sobremesa saudável

Menos açúcar, mais saúde. Isso é o que você vai oferecer ao seu bebê se começar a preparar a sobremesa dele. Então, vamos dar cinco dicas para a alimentação do seu filho

1. Receita de Pera Suave

Ingredientes:

1 pera madura, descascada e cortada em tiras

1 colher (sopa) de suco de maçã

1 colher (sopa) de creme de leite

1 pitada de canela

Modo de Preparo:

Em uma panela, mergulhe as peras no suco de maçã por cinco minutos em fogo baixo, até que a pera fique bem macia. Deixe esfriar, passe a fruta por uma peneira e adicione o creme de leite e a canela.

2. Purezinho de Banana, uvas e iogurte

Ingredientes:

50g de uva

50g de queijo cottage

50g de iogurte natural

Metade de uma banana

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata para transformá-los em purê.

3. Flan com Coco

Ingredientes:

1 ovo

100 ml de leite de coco

Algumas gotas de essência de baunilha

1 colher (sopa) de purê de damasco

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes. Despeje em um recipiente ou copos e leve ao banho-maria ou vapor durante 10 minutos. Deixe esfriar e sirva.

4. Banana com creme de chocolate

Ingredientes:

1 colher (sopa) de amido de milho

1 colherinha de chocolate em pó

100 ml de leite integral ou de fórmula infantil

1 banana pequena

Modo de Preparo:

Misture o amido de milho, chocolate em pó e leite e aqueça no microondas por um a dois minutos até obter uma pasta grossa. Amasse a banana criando um purê e sirva.

5. Arroz Cítrico

Ingredientes:

25 g de arroz branco

300 ml de leite integral (ou leite de soja não adoçado)

2-3 pequenas tiras de casca de limão

Modo de Preparo:

Junte o arroz, o leite e as raspas de limão em uma panela e cozinhe em fogo baixo por 25 minutos até que o arroz esteja macio, mexendo sempre. Prove e, se necessário, adicione meia colherinha de açúcar, não mais que isso. Retire a casca de limão, misture e sirva.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!