Relacionamento

Individualismo nosso de cada dia… saiba mais

Por Rafaela Monteiro 29/11/2013

images (2)

A palavra individualismo pode ter várias definições, dentre elas podemos encontrar: “Tendência a não pensar senão em si. Tendência a libertar-se de toda solidariedade com seu grupo social, a desenvolver excessivamente o valor e os direitos do indivíduo; pensar só em si mesmo.”

O Homem do renascimento passou a apoiar a competição e a desenvolver uma crença baseada em que o homem tudo poderia, desde que tivesse vontade, talento e capacidade de ação individual.

Levando também em consideração que acreditamos que a construção do psiquismo humano resulta da relação dialética entre objetividade e subjetividade, constatamos igualmente a impossibilidade de estudar o homem como um ser somente individual e isolado. Nesse sentido, é proposto um rompimento com a perspectiva dualista e dicotômica existente entre indivíduo e sociedade, não considerando que indivíduo e contexto social se influenciam mutuamente, mas afirmando a construção de um espaço de interseção onde um implica o outro e vice versa.

reflexo_individualismo

 

Ser social não individual

Um ser humano social, convicto de que não há possibilidade do humano sem ser no social. Segundo alguns autores, toda psicologia é social, pois existe uma natureza histórico-social pertinente ao homem, e não se pode conhecer qualquer comportamento humano isolando-o como se existisse por si próprio. Essa ideia se relaciona a questão do homem ser sujeito e transformador da história, de sua vida e também da sociedade.

 

Relacional X Individual

Vivemos, cada vez mais, em nossa sociedade um individualismo exacerbado e encontramos dificuldades perante qualquer tentativa socialização.  O pensamento liberal, ao definir o ser humano como “indivíduo”, centraliza tudo no eu, assim, perde-se a dimensão relacional. O homem está cada vez mais isolado em seu mundo, afastado de outros humanos, vivendo sozinho e tendo que dar conta de suas questões de forma individual.

Porém, imersos em uma sociedade e sendo um ser social que constrói seu mundo ao mesmo tempo em que é construído por ele, encontramos um ponto de saúde quando os indivíduos se permitem repartir suas dores e através dessas relações construírem possibilidades mútuas de ajuda e superação.