Clínica Geral

Mito ou verdade: ler no ônibus ou carro descola a retina

Por Redação Doutíssima 29/11/2013

Com certeza você já ouviu seus pais dizendo para tomar cuidado com as leituras durante um trajeto de ônibus, pois isto poderia acarretar em problemas sérios para a saúde dos seus olhos. Isto ocorre, pois muita gente acredita na lenda de que ler “em movimento” pode causar descolamento de retina. Porém, estudos comprovaram que ler no ônibus ou carro não descola a retina, o máximo que pode acontecer quando lemos em movimento é ter uma tontura desagradável.

descolamento-retina-28-05

Esta tontura se deve ao fato de que, quem lê no ônibus, está enviando duas mensagens conflitantes ao sistema nervoso. Ou seja, a visão central, concentrada no texto à sua frente, está parada e manda ao seu cérebro a informação de que você também está em repouso, porém, a visão periférica capta a paisagem passando rápido ao seu lado e manda avisar que você está em movimento. O médico Paulo Mello Filho, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia explica que “isso gera uma confusão entre o cérebro e a visão que pode causar um mal-estar”, mas esse mal-estar não tem nenhuma relação com descolamento da retina – e pode ser facilmente evitado se você fechar a cortininha da janela do ônibus.

Como toda regra tem exceção, um caso de descolamento de retina devido à leitura em movimento foi registrado. Foi o que aconteceu com um cidadão amazonense que descolou a retina lendo a bordo de um barco. Todavia, como ressalta Omar Bonilla, presidente da Sociedade de Oftalmologia do Amazonas, o leitor tinha agravantes que contribuíram para o descolamento: 6 graus de miopia e um caso severo de diabetes.

 

Mas o que é um descolamento de retina?

O descolamento de retina se trata da separação da retina da parede do fundo do olho. Quando há uma ruptura de retina, o líquido do vítreo pode passar através da fenda e descolar a retina.

 

Por que acontece?

Diabetes, alta miopia e traumas aumentam as chances para o descolamento da retina. Pessoas com mais de 50 anos, ou que sofreram lesões graves nos olhos, ou ainda com histórico familiar dessa patologia estão mais propensas à doença.

 

Quais são os sintomas?

“Flashes” e pontos flutuantes, antes da retina descolar ou no início de um descolamento. Se você verificar uma espécie de sombra como se fosse uma cortina se fechando ou fechando o centro da visão, ou diminuição da visão como se estivesse de olho aberto dentro da água, fique atento e procure imediatamente um médico.

 

Como tratar?

A maioria dos descolamentos de retina requer cirurgia para reposicionamento da retina ao fundo do olho. Há vários métodos utilizados e o tipo de cirurgia depende do tipo e extensão do descolamento e da preferência do cirurgião.