Relacionamento

Como evitar que seu ex estrague seu atual relacionamento? Como se livrar do Ex?

Por Redação Doutíssima 01/12/2013

O que fazer para ele(a) te largar de vez? Como impedir que ele(a) te perturbe? Como evitar que seu ex detone seu atual relacionamento?

Muitos relacionamentos mal finalizados se tornam verdadeiros pesadelos. Tornam-se um verdadeiro obstáculo em quase todos os setores da vida daquele que quer seguir adiante mas não consegue, por sempre ter o ex atormentando.

O ex inconformado faz de tudo e um pouco mais afim de ter o relacionamento reatado. Ele liga para o seu celular nas horas mais impróprias. Liga para sua casa, para seu trabalho, para seu psicoterapeuta, para sua atual parceria, para sua mãe… Manda dezenas de mensagens por dia. Muitos e-mails e sms. Compra presentes, convida para o cinema, para jantares, para shows, churrascos e os mais abusados até para o motel.

 

O que fazer para que seu ex pare de vez de te atormentar?
Várias coisas são importantes de se fazer, mas a mais IMPORTANTES delas é se tornar “inatormentável”.

Ser inatormentável é não se permitir atormentar. É adotar a postura do “não é problema meu”. Se a outra pessoa é incapaz de notar que o relacionamento acabou e não tem mais volta, isso é um problema que ela terá de resolver consigo própria. Você precisa criar uma barreira protetora, isso se faz em sua mente ao criar uma consciência madura o suficiente para perceber quais são as suas responsabilidades e quais não são mais.

Logo, repito, o mais importante é você não se permitir abalar, estressar, irritar ou magoar. A outra pessoa está passando por uma fase de inaceitação do rompimento. Essa fase vai passar. Tenha calma e mantenha seu equilibrio pessoal.

 

Dicas práticas:

ATENÇÃO: Todas essas dicas SÓ devem ser aplicadas se o relacionamento já foi finalizado mesmo. Não o aplique sem antes ter uma conversa séria, objetiva e adulta com a outra pessoa declarando o fim do relacionamento.

– Querer ser amigo do ex é um dos piores jeitos de superar as dores de um rompimento. Se vocês querem ser amigos, que o sejam, mas, depois de 2 anos de separados. Logo após o rompimento o melhor a se fazer é afastar-se drasticamente. Assim, paradoxalmente, é mais suave para se refazer dos traumas da separação.

Não atenda mais os telefonemas da outra pessoa. Nem mesmo atenda para dizer que não tem o que falar, que não vai mais atender, ou que já acabou. “Se não vai mais atender”, então não atenda. É melhor assim. Dessa forma você ajuda muito mais a outra pessoa a superar as dores.

NÃO abra mais nenhum e-mail do ex. Bloqueie.

Não responda, não curta, não compartilhe nada da rede social dele. Bloqueie.

– Se ele aparecer na sua casa, no seu trabalho ou em qualquer lugar que você esteja para “conversarem melhor”, peça licença e saia do ambiente. O silêncio vai explicar MUITAS coisas para eles.

– Não dê nenhum tipo de esperança.

– Não arranje outro parceiro só para fazer ciúmes. É melhor ficar sozinho que fazer coisas inadequadas.

– Não aceite nenhum presente. Devolva para ele. Mas, não vá pessoalmente devolver, peça para alguém. Evite contatos.

– Não aceite nenhum convite para sair. Nenhum, ok?

– Se tiverem amigos em comum, evite estar com os amigos nos primeiros meses do rompimento.

– Converse com seu novo parceiro, explique sua situação
e peça que ele esteja ao seu lado e que compreenda a fase que está passando. Peça que ele seja “inatormentável” junto contigo.