Amamentação

Confira dicas sobre como se alimentar durante a amamentação

Por Redação Doutíssima 01/12/2013

Você não precisa comer algo especial enquanto está amamentando, mas uma excelente ideia é se alimentar com uma dieta saudável. Normalmente o que você come é mais importante para seus próprios níveis de saúde e energia do que para o leite materno ou o bebê. Acontece que há alguns nutrientes que o pequeno necessita, por isso, é preciso estar atenta.

alimentar istock getty images doutíssima

Determinados alimentos potencializam a qualidade do leite materno. Foto: iStock, Getty Images

Como se alimentar durante a amamentação?

Há diversos mitos envoltos sobre o que consumir durante a amamentação. Muitas pessoas dizem que os alimentos afetam a produção de leite ou fazem com que o bebê o recuse, enquanto outras alertam que certas comidas podem ser prejudiciais aos pequenos. Afinal, o que se sabe sobre o assunto?

Segundo um estudo publicado no Journal of Pediatric Gastroenterology and Nutrition, os sabores da dieta podem ser sentidos pelo bebê através do leite materno. Além disso, determinados alimentos potencializam a qualidade do leite materno para certas áreas da criança.

O ômega-3 e ômega-6, por exemplo, são encontrados em óleos de peixe e linhaça e fazem bem para o desenvolvimento do cérebro do bebê – mas só serão encontrados no leite se a mamãe os incluiu em sua dieta.

De toda forma, a melhor dieta para o aleitamento materno não é complicada ou cara: basta simplesmente adotar a mais saudável possível. A dimensão exata varia por diversos fatores, mas geralmente uma dieta nesses termos é caracterizada por ser variada e equilibrada – e incluir bastante elementos naturais.

Para isso é importante adicionar a elas diferentes grupos alimentares – não exclua qualquer um deles. Isso vale até mesmo para pessoas com alergias ou intolerância, já que um cardápio nesses moldes é capaz de reduzir as reações que podem surgir pelo consumo repetido de determinado alimento.

Tente se alimentar com opções ricas em amido, como pão e arroz, e escolha variedades integrais para adicionar maior quantidade de fibras. Abuse de frutas e legumes. Além disso, proteínas como carnes magras, ovos e leguminosas são boas opções.

Caso consiga, esforce-se para comer ao menos duas porções de peixe por semana. Se quiser deixar o cardápio bem completo, inclua alimentos lácteos de baixo teor de gordura – iogurte ou leite, por exemplo.

O que não comer quando está amamentando?

Engana-se quem pensa que a produção de leite depende de alimentos especiais. A verdade é que a sucção do bebê é que determina a quantidade de leite produzida. Para fazê-lo, o organismo da mãe usa uma combinação dos alimentos que ela come e os completa com nutrientes armazenados no corpo.

Muitas mães evitam alimentos ácidos, como tomates ou frutas cítricas, porque eles supostamente seriam capazes de afetar o leite materno e causar refluxo ou indigestão. Há pouca evidência sobre isso, mas se você está incomodada com certo alimento vale a pena procurar um pediatra ou profissional especializado em amamentação.

Por outro lado, a cafeína pode ser consumida sem problemas se o medo é que o bebê fique acordado por mais tempo. De acordo com um estudo publicado na revista Pediatrics, não há correlação entre hábitos de sono infantis e consumo de cafeína das mães durante gravidez e amamentação.

Para chegar a essa conclusão, foi medido o consumo de cafeína de 885 mães de bebês – e a qualidade de sono desses últimos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!