Filhos

Aprenda a evitar atitudes inadequadas e grosseiras de seu filho

Por Redação Doutíssima 02/12/2013

A maioria das crianças se comporta de forma inadequada ao longo do tempo. Se o seu filho faz birra no meio do supermercado ou briga outra criança, há uma razão por trás dessa postura inadequada.

Mau comportamento é um sinal de que algo não está certo e descobrir a raiz do problema pode ser uma forma de lidar com isso mais facilmente.

filho istock getty images doutíssima

Diversas vezes é possível compreender qual a mensagem por trás do comportamento da criança. Foto: iStock, Getty Images

Entenda o comportamento do seu filho

O comportamento é uma forma de se comunicar com os outros. Ele pode ser destinado a obter alguma coisa, como atenção ou lanche – já notou alguma vez ele lhe chamando quando você está ao telefone? Muitas vezes ele também é uma espécie de chamado de socorro, ou seja, a criança pode estar querendo ajuda para sair de uma situação difícil.

Diversas vezes é possível compreender qual a mensagem por trás do comportamento da criança – como quando ela prefere jogar videogame ao invés de fazer os temas de casa. Porém, em outros momentos, essa mensagem não é tão clara assim – e nesses casos é preciso ficar bastante atento.

Os distúrbios comportamentais são o problema psicológico mais comum que afeta crianças. Eles estão associados a uma ampla gama de problemas na adolescência e na vida adulta, incluindo insucesso escolar, delinquência, rejeição dos colegas e problemas de saúde psiquiátrica e física. É importante também saber lidar quando esse tipo de postura vem à tona.

Segundo um estudo publicado no Journal of Child Psychology and Psychiatry, as crianças cujos os pais estão envolvidos de forma mais positiva com eles na idade de três meses têm menos problemas de comportamento mais tarde na vida.

Além disso, uma pesquisa apresentada na conferência anual Royal Economic Society mostra que pais que gritam com as crianças quando eles se comportam de maneira inadequada criam mais problemas de disciplina.

Como evitar o mau comportamento

Há dicas capazes de prevenir um comportamento ruim em crianças. Elas podem ser facilmente desenvolvidas pelos pais – desde que bem compreendidas. Confira algumas delas:

  • Exemplo 

Crianças aprendem mais quando imitam o comportamento dos pais. Isso significa que honestidade gera honestidade e polidez gera polidez, por exemplo. Se você deseja filhos amáveis, honestos, responsáveis e confiáveis, é preciso agir de acordo. Jamais minta para os pequenos e não faça promessas e ameaças vazias.

  • Ensine

Não espere que seu filho seja um leitor de mentes. Fale para ele exatamente o que você quer em determinadas situações, e se ele costuma fazer birras em público diga como ele deve se comportar já antes de sair de casa.

  • Elogie

É tentador concentrar-se nas coisas erradas, mas é importante ressaltar os acertos. Quando você perceber um comportamento apropriado, não hesite em dizer como isso o deixou feliz.

  • Converse

Peça à criança para verbalizar ou mostrar o que está errado quando ela começa a se comportar de forma inadequada. Muitas vezes ela pode querer apenas sua atenção ou então estar com raiva de alguma situação – sendo que o mau comportamento é nada mais do que uma forma de expressar infelicidade.

  • Consequências

Todos cometemos erros, principalmente as crianças por causa de sua inexperiência e imaturidade. É possível usar essas posturas inadequadas como oportunidade de aprendizagem. Estabeleça consequências para cada uma delas e, aos poucos, elas farão essa associação e começarão a evitar os desvios.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!