Filhos

Acne neonatal: entenda as causas e conheça os tratamentos

Por Redação Doutíssima 02/12/2013

Existe um tipo de acne que se desenvolve na pele de recém-nascidos. Ela pode ocorrer em qualquer parte do rosto, mas geralmente aparece em bochechas, nariz e testa. Trata-se de algo comum, temporário e não há muito o que fazer para evitá-la. Normalmente, ela desaparece por conta própria e não deixa quaisquer cicatrizes.

acne neonatal istock getty images doutíssima

Acne neonatal é algo comum, temporário e não há muito o que fazer para evitá-la.Foto: iStock, Getty Images

O que causa a acne neonatal?

Da mesma forma que ocorre com adolescentes, acredita-se que os hormônios são os principais responsáveis pelo aparecimento. Mas, no caso de recém-nascidos, não são os hormônios do bebê que levam a problemas de espinha, e sim os da mamãe – que ainda circulam na corrente sanguínea do pequeno.

Esses hormônios maternos estimulam as glândulas de oleosidade e são capazes de causar espinhas em queixo, testa, pálpebras e bochechas – em casos raros, até mesmo na cabeça, pescoço, costas e parte superior do tórax. Como os poros da pele do bebê ainda não estão plenamente desenvolvidos, tornam-se alvos fáceis.

As espinhas vermelhas podem aparecer já no nascimento, mas geralmente isso ocorre entre três e quatro semanas de idade. Esse problema costuma durar até que o bebê complete entre quatro e seis meses de vida. Caso a acne persista para além desse período, é preciso consultar um pediatra para indicação de tratamento adequado.

Por razões ainda desconhecidas, esse problema pode ser mais comum em meninos do que meninas. Segundo um estudo publicado no Internacional Journal of Dermatology, de 22 pacientes estudados, 18 eram do sexo masculino e apenas quatro do feminino. O levantamento indica que a idade de início e a duração médias foram, respectivamente, de três semanas e quatro meses.

Vale lembrar que outros problemas de pele comuns em crianças podem ser semelhantes a acne. Brotoejas e eczema, por exemplo, são facilmente confundidas com espinhas.

Como tratar?

A acne problema geralmente desaparece sem tratamento – em alguns dura vários meses e em outros poucas semanas. É desaconselhável tratar as espinhas com remédios para adultos, já que a pele do bebê é muito sensível e pode haver irritação.

Enquanto você espera a melhora há coisas capazes de manter a pele o mais saudável possível. Lave o rosto do bebê diariamente, principalmente com água morna – suave e calmante. A hora do banho é um excelente momento para fazê-lo. Para isso busque um sabonete que seja hidratante – caso esteja em dúvida, peça uma recomendação ao pediatra.

Jamais esfregue a pele com uma toalha porque isso muitas vezes agrava o problema. Para secar a região pressione suavemente um pano sobre o rosto em movimentos circulares. É importante ainda evitar beliscar ou apertar as espinhas para que a pele não fique irritada e o problema piore.

Lembre-se que a acne pode parecer preocupante, mas normalmente é inofensiva e acaba melhorando por conta própria em um curto período de tempo. Caso essa melhora não chegue ao natural, é preciso consultar um médico.

Nesses casos, geralmente o tratamento prescrito inclui o uso de peróxido de benzoíla. Trata-se de um gel que é aplicado à pele que normalmente é bem tolerado pelos pequenos, mas pode causar ressecamento.

Em casos mais graves, um antibiótico oral pode ser adicionado e o pediatra é capaz de solicitar ajuda a um dermatologista. Além disso, muitas vezes é iniciada uma investigação para detectar algum distúrbio hormonal subjacente.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!