Filhos

Tudo o que você precisa saber sobre o cocô do seu bebê (parte 1)

Por Redação Doutíssima 02/12/2013

cocoQuantas vezes o meu bebé deve evacuar?

 

Não há regras fixas. Nos primeiros meses de vida do seu bebê, tudo depende se você está amamentando ou se você usa a mamadeira.  Os bebês amamentados e que não comem alimentos sólidos podem fazer cocô quatro vezes por dia!  Muitas vezes, os bebés alimentados com mamadeira precisam fazer cocô todos os dias para ser confortável e não ficarem constipados. Muitos bebês chorar e tremem ligeiramente ao fazer cocô, mas isso não significa que há um problema. Enquanto as fezes do seu bebê forem macias e saírem facilmente, não há necessidade de se preocupar.

 

Qual deve ser a aparência do cocô do meu bebê?

 

As primeiras fezes produzidas por seu bebê de poucos dias após o nascimento correspondem ao mecônio. Elas se consistem de muco, de líquido amniótico e de tudo o que seu filho tenha ingerido quando ele estava na sua barriga. O mecônio é um material verde escuro pegajoso. Sua aparência não é agradável, mas a sua presença é um sinal de que os intestinos do seu filho estão funcionando corretamente.

 

Qual deve ser a aparência do cocô do meu bebê se eu amamento?

 

O colostro , o primeiro leite que produz , atua como um laxante para ajudar seu bebê a evacuar o mecônio de seu intestino. Uma vez que o aleitamento começa corretamente, as fezes do bebê vão sofrer transformações. Você vai notar que :

• eles são mais claras e passam de marrom esverdeado para uma espécie de amarelo mostarda, e que o seu cheiro é menos desagradável.
• que a sua textura é flácida, às vezes granuladas ou como leite qualhado .

Durante suas primeiras semanas de vida, alguns bebês sujam sua fralda durante ou após cada mamada. Em média , os bebês evacuam quatro vezes por dia durante a primeira semana de vida. Este número irá diminuir gradualmente, e o sistema digestivo da criança encontrará o seu ritmo. Outros bebês amamentados evacuam algumas vezes por semana ou apenas uma vez. Este não é um problema, desde que as fezes do seu filho sejam duras e sejam facilmente evacuadas. O ritmo intestinal do seu bebê pode mudar se você introduzir alimentos sólidos na sua dieta, se a criança ficar doente ou se as mamadas diminuírem.

 

Como são as fezes do bebê alimentado com mamadeira?

 

Se o bebê é alimentado com mamadeira, suas fezes podem ser diferentes daqueles de um bebê amamentado no peito. As diferenças geralmente são:

• fezes mais grossas do que as de um bebê amamentado no leite, com a consistência de um creme dental. Isto é devido ao fato de que o leite em pó não tem os mesmos componentes que o leite materno.
• coloração amarelo pálido ou amarelo/marrom.
• cheiram quase como as fezes de um adulto.

Os bebês alimentados com mamadeira têm maior probabilidade de ficarem constipados do que os bebês alimentados com leite materno. Consulte seu médico ou pediatra se você está preocupado com seu filho.

 

Qual é a aparência do cocô do bebê quando ele começa a comer alimentos sólidos?

 

Quando seu bebê começar a comer alimentos sólidos, suas fezes vão mudar drasticamente dependendo do que ele coma. Por exemplo, se seu filho come purê de cenoura, seu cocô será claramente laranja. Você notará que os alimentos ricos em fibras, como uvas ou feijão não são digeridos pelo bebê, mas eles são expelidas diretamente nas fezes. À medida que a criança cresce, ela se tornará mais capaz de digerir as fibras. Conforme a alimentação do bebê for se diversificando, as fezes do bebê ficarão mais escuras, mais espessas e terão um cheiro mais forte.