Guia dos Dentes

Conheça o implante carga imediata

Por Redação Doutíssima 03/12/2013

carga-3

Quando falo de implante com os paciente, o que os pacientes dizem sempre é: isso deve doer né? Custa muito caro né? Muitos pacientes não entendem o milagre que é essa técnica de colocação de um implante que se integra perfeitamente com o osso do paciente e é capaz de sustentar uma coroa artificial em porcelana que vai durar por muito tempo sem quebrar ou mudar de cor. Mas nada é perfeito né? Então, uma das coisas que faz com que o implante seja um pouco “chatinho” é a necessidade de que o “parafuso” que é chamado de implante, tenha que ficar alguns meses dentro do osso, bem quietinho para que o osso do paciente o envolva e endureça. Alguns implantodontistas trabalham com a técnica de carga imediata para resolver esse problema.

carga-imediata

Diversas técnicas  já estão sendo utilizadas e outras estão sendo propostas a fim de reduzir o tempo entre a instalação do implante e a colocação da prótese que completa a reabilitação. O protocolo cirúrgico normalmente possui 2 passos cirúrgicos e um reabilitador e isso leva um tempo relativo que vai girar em torno de 3 a 6 meses. A carga imediata realiza o procedimento em um só passo e já se coloca uma prótese provisória logo após o procedimento cirúrgico. Isso poderia ser feito tanto para casos de pacientes com perdas totais ou parciais de dentes.

carga-4

Quando falo de implantes, a primeira preocupação que me vem à cabeça é com relação à essa ósseo integração do implante com o osso do paciente. Na parede de sua casa, quando vai colocar um quadro, faz o buraco e logo após coloca uma bucha que vai fazer a fixação do parafuso na parede de forma segura. A ósseo integração seria mais ou menos essa bucha só que ela se forma aos poucos, com o passar dos dias,semanas, meses. Se algo ocorrer de errado e não acontecer a união do osso com o implante, o sistema vai amolecer e cair e é essa uma das principais preocupações quando penso em implantes.

carga-2

Estamos no momento de explosão do implante, está na moda dentro da odontologia mas uma série de exames são necessários, uma boa avaliação, um dentista que trabalhe com seriedade e um paciente comprometido com o tratamento. A carga imediata veio para somar mas se não for bem indicada, as consequências são certas e dramáticas. O sistema só se completa com a colocação da prótese sobre o implante e não me importo se isso vai durar 3 meses ou 6 meses ou vai ser feito imediatamente após a colocação do implante, o que me importa é esse sistema durar muito tempo e não causar problemas para o paciente nem para o dentista.