Medicamentos > Nutrição

Você precisa tomar suplementos?

Por Redação Doutíssima 03/12/2013

Se você possui mais de 50 anos, os nutrientes essenciais que você deve estar em dia são vitaminas B6,B12, ácido fólico,vitamina D e o cálcio mineral.

Consulte o seu médico antes de começar a tomar um suplemento, pois altas doses de algumas vitaminas e minerais pode ser prejudicial e interferir na absorção de outros.Para a maioria das pessoas na terceira idade ,um suplemento multivitamínico e mineral será suficiente.

Terceira idade

Vitamina B6

Pessoas de idade que sofrem de depressão ou mulheres que realizam a terapia de reposição hormonal possuem um nível baixo de vitamina B6 no sangue. Mulheres após a menopausa com osteoporose também têm mostrado um número baixo dessa vitamina.

Vitamina B12

A maioria das pessoas que consomem produtos de origem animal conseguem vitamina B12 suficiente através de sua dieta,mas cerca de 10% a 15% das pessoas com mais de 60 anos de idade perderam a capacidade de absorver esta vitamina corretamente.Isto ocorre devido a uma redução na secreção de ácido e pepsina (que quebram as proteínas em alimentos ) no estômago . Muitos especialistas recomendam que pessoas com mais de 50 anos de idade atendam à maioria das suas necessidades dietéticas de vitamina B12 com vitamina B12 sintética, porque é mais fácil para o corpo absorver e é utilizado em alimentos fortificados e suplementos.

Ácido fólico
Pessoas na terceira idade que são prescritas um suplemento de ácido fólico também devem tomar um suplemento de vitamina B12, pois muito ácido fólico pode mascarar uma deficiência da vitamina no corpo, que pode resultar em anemia e danos no sistema nervoso.

Vitamina D

Esta vitamina ajuda na absorção de cálcio e ajuda a manter os ossos saudáveis ​​, ambos muito importantes para as pessoas na terceira idade, mas pode ser difícil conseguir o suficiente dela.Para adultos com menos de 65 anos de idade , não existe uma quantidade recomendável a consumir diariamente.Para adultos com mais de 65 anos, a dose recomendada é de 10mg por dia.

Para aqueles que não se expõem tanto a luz solar e que consumem poucos produtos lácteos, é recomendável tomar um suplemento de vitamina D,uma vez que estão em maior risco de contrair doenças ósseas.

Cálcio

A osteoporose é um grande risco para a saúde, tanto para mulheres quanto para homens. A dose diária recomendada de cálcio é de 700mg para ambos os sexos.Essa quantia de cálcio deve ajudar a retrair os minerais nos ossos, fortalecendo-os e tornando-os menos suscetíveis a fraturas.

Se você tiver dificuldade em obter a quantia de cálcio necessária através da sua dieta,consulte o seu médico ou um nutricionista para tomar um suplemento.