Maquiagem

8 Dicas de maquiagem para idosos

Por Redação Doutíssima 04/12/2013

A beleza feminina não está apenas em mulheres jovens! E uma maquiagem leve e sem excessos só tem a valorizar a beleza feminina presente nas senhoras de idade. A maquiagem na terceira idade não tem nada de vulgar, pelo contrário. O segredo é fazer uma maquiagem discreta, disfarçando as ruguinhas e valorizando os traços faciais.

Dicas-de-maquiagem-para-uma-pele-madura-300x237

 

8 dicas para para você fazer em casa a maquiagem ideal:

1- Antes de começar a maquiagem: Após limpar e tonificar a pele do rosto, utilize um bom hidratante, próprio para o seu tipo de pele. Esta etapa é extremamente importante pois uma pele limpa auxilia a espalhar uniformemente os produtos, o tônico facial dá uma melhor aparência ao rosto e o hidratante protege a pele contra o ressecamento e agressões externas. O protetor solar também é indispensável, e deve ser utilizado de acordo com o seu tipo de pele.

2- Primer: Logo após, aplique o primer. A função do primer é amenizar as linhas de expressão e garantir uma melhor fixação da maquiagem na pele.

3- Base: Uniformize a pele com o auxílio da base, preferencialmente líquida, pois elas podem ser espalhadas mais facilmente. A base é o ingrediente secreto para esconder linhas de expressão. Para aplicá-la, o Doutíssima dá uma dica essencial: você deve fazer um movimento de dentro para fora do rosto, utilizando um pincel de cerdas artificiais ou uma esponja macia. Somente se necessário, você pode aplicar o corretivo nas olheiras e manchinhas.

4- Pó: Se sua pele for oleosa, aplique o pó compacto na “zona T” (testa, nariz e queixo), do mesmo tom de sua pele. Cuidado : não utilize o pó compacto por cima das linhas de expressão, como olhos e boca.

5- Sombra: Em seguida, aplique uma sombra de cor discreta e sóbria (coral, rosa claro, cor-de-pêssego ou marrom) em toda a pálpebra móvel até o côncavo. Prefira sombras opacas e em pó. Esfume delicadamente uma sombra ou lápis marrom rente aos cílios. Quanto mais fino e delicado for o traço, mais bonito será o resultado da maquiagem.

6- Rímel: Abuse do rímel marrom. Prefira o marrom para não colocar em evidência as rugas em volta dos olhos e para dar um ar mais leve. O rímel valoriza e levanta o olhar, e faz toda a diferença na maquiagem.

7- Blush: Utilize um blush sem brilho, de tons próximos ao rosa, nas maçãs do rosto.

8- Boca: Finalize com um lápis « cor de boca », contornando e em seguida preenchendo os lábios. Por cima do lápis, aplique o batom de mesmo tom com a ajuda de um pincel, que garantirá um melhor acabamento. Prefira tons mais claros (rosa claro ou « cor de boca ») ou bem escuros (como o vinho, por exemplo), com efeito mate. Evite batons cremosos, gloss e cores muito chamativas.