Guia do Câncer

Teste detecta câncer em apenas cinco minutos

Por Redação Doutíssima 04/12/2013

Aos 15 anos de idade , o estudante americano Jack Andraka de Long Beach na California,deixou de ser mais um típico adolescente despreocupado e passou a ser um jovem promissor cientista.Ele inventou um teste que consegue detectar o câncer de pâncreas em apenas cinco minutos. Incrível não?

Jack Andraka
O teste tem um custo muito menor do que o utilizado atualmente pelos médicos, cerca de 26 mil vezes mais barato, o custo é de 3 centavos (dólar), além de ser mais rápido e preciso. Logo após a morte de um amigo da família devido à doença, Jack se jogou de cabeça sobre o tema.”Com a internet ,qualquer coisa é possível”, explicou o jovem enquanto contava a história de como foi o processo da descoberta ,na conferência sobre inovação TED. “Há muito mais a fazer do que publicar fotos de nós mesmos com cara de pato”, acrescentou.

Motivações

Segundo o jovem que ficou surpreendido com alguns dados sobre a doença, por exemplo,em torno de 85% dos casos de câncer de pâncreas são diagnosticados tardiamente, quando o paciente já possui menos de 2% de chance de sobreviver. Diz ter ficado em choque também ao saber que o teste utilizado atualmente possui mais de 60 anos, “É mais velho que meu pai” brincou o estudante.

À partir daí ele pensou na necessidade de um exame mais recente, barato, rápido e simples. “Sem desanimar com meu otimismo adolescente, consultei os dois melhores amigos de um adolescente: Google e Wikipedia”, disse Andraka.

Como funciona

O teste é realizado com um sensor que pode ser utilizado para análises de urina e sangue.O material identifica a proteína mesotelina, que mostra que o paciente está desenvolvendo o câncer.Uma tira de papel que muda de cor dependendo da quantidade da proteína no sangue é utilizada,e assim, o câncer pode ser  detectado ainda no estágio inicial.

Mas essa invenção não foi sorte de principiante, Jack que adora ciência, sempre esteve envolvido em projetos científicos, já inventou outras coisas, “Antes disso eu estava no meio ambiente. Há alguns anos detectei poluição na água com uma bactéria brilhante” declarou.

No ano de 2012, o jovem californiano obteve a primeira colocação na Feira Internacional de Ciência e Engenharia da Intel e faturou 100 mil dólares, que será usado para os estudos. Jack pretende estudara para se tornar um patologista, enquanto isso ele pretende continuar com os testes clínicos do sensor, se reunir com a equipe do Quest Diagnostics e implantar o produto no mercado em até 10 anos.

Ainda não leu?

Risco de câncer de mama pode ser prevenido na puberdade

Falando Sobre Oncologia

13 Alimentos que ajudam a combater o câncer

Mitos e verdades sobre o câncer de mama

É possível engravidar depois de ter vencido a luta contra o câncer?

Você acha que há vida depois do câncer?

Como evitar o câncer de pele

O que um oncologista aprendeu com seus pacientes que tem câncer