Nutrição

10 Dicas para alimentar-se melhor

Por Redação Doutíssima 05/12/2013

“Você é o que você come!”

 

O nosso corpo necessita de nutrientes para o bom funcionamento, mas nem sempre é possível saciar todos eles diariamente, alguns alegam que seja pela falta de tempo, ou que não comem no horário, mas o problema não é só esse, logo a seguir veremos 10 dicas de uma alimentação de qualidade que você possa adotar tranquilamente no seu dia-a-dia.

 

29_01_2013_dklnkdjj

 

1. Comece o dia bem, o café da manhã tem que ser o mais importante de todos, procure iniciar com um bom suco desintoxicante (prefira os naturais) como limão, laranja, abacaxi e melancia é uma boa pedida,pode adotar o cafezinho também, frutas como melão podem acompanhar em sua refeição.

2. Procure consumir alimentos variados todos os dias, para garantir todos os nutrientes necessários. Ah! Escolha os alimentos da época, são os mais baratos no mercado, bonitos e plenos de nutrientes, fora que esses alimentos contêm menos agrotóxico devido a sua abundância, você só encontra no mercado as variedades da época.

3. Respeite todos os horários, e não fique muito tempo sem se alimentar, caso aconteça evite encher demais seu estômago, prefira comer entre as principais refeições (uma fruta, por exemplo).

4. O grande vilão nosso é o açúcar! Diminua-o! Seja ela refinado, mascavo,demerara e cristal. O açúcar engorda sem nutrir, deprime o sistema imunológico, provoca doenças (anemia, osteoporose, entre elas) e estimula processos depressivos. Fique atento também nos alimentos industrializados (pães,gelatina, sucos,etc) pois o açúcar pode vir escondido. Leia os rótulos sempre! Também é importante a redução do refrigerante, bombons e sobremesas muito doces. Compense usando frutas frescas ou secas, é um alimento natural fonte de açúcar integral e muito saudável.

5. Diminua o consumo de carne vermelha, você pode optar também a outros tipos de carne como a de peixes e aves. Escolha sempre cortes magros e sem muita gordura. No caso das aves tire a pele antes de tudo, ela tem alto teor de gordura. Adote o uso de legumes!

6. Use menos sal e evite riscos da pressão alta! Igual ao caso do açúcar ele também pode ser um vilão para você. Costume a temperar os alimentos com limão, ervas frescas e aprenda a apreciar o sabor natural dos alimentos, evite os industrializados!

7. Procure ter o costume de beber com frequência os líquidos, dispense os sucos de caixinha e os de pozinho, prefira os naturais. E a água também claro!

8. Evite alimentos fritos. Dê preferência aos grelhados ou cozidos.

9. Massas como o macarrão são permitidos, só tome cuidado com o molho.

10. Por fim, se o dia foi corrido e sobrou um tempinho para sua alimentação,passe longe de fast-foods e guloseimas industrializadas. Mada melhor que um restaurante self service, é tudo o que você precisa. Escolha saladas, legumes, cereais e proteínas. Caso não ache algum restaurante, a solução é ir em uma lanchonete, mas não vá atacar os salgados, prefira lanches naturais!

Ainda não leu?

 

Bebidas que deixam cabelos, pele e corpo impecáveis

Bebidas vitaminadas para dar energia

8 Receitas de drinks famosos para você impressionar

10 Dicas para alimentar-se melhor

Conheça as 7 frutas mais diuréticas

5 Saladas refrescantes e nutritivas para o verão