Receitas

Mito ou Verdade: Beber chá previne cáries

Por Redação Doutíssima 05/12/2013

Preto, verde, defumado ou semi-fermentado, o chá é conhecido há 4000 anos. Ele é considerado a bebida mais consumida no mundo e seus benefícios medicinais são numerosos. Entre outros, ele é conhecido por prevenir as cáries, uma propriedade que, anteriormente, era atribuída apenas ao chá verde, mas pesquisadores descobriram que a versão fermementada, o chá preto, também pode contribuir na saúde bucal.

chaverdee

Como prevenir as cáries?

As cáries representam hoje um verdadeiro problema que pode ocorrer em pessoas de qualquer sexo e idade, mesmo quando os cuidados com a higiene bucal podem parecer impecáveis.

A primeira causa é uma má alimentação, rica em açúcar. Seguida por uma higiene dental muitas vezes mal feita ou mesmo esquecida. Por falta de tempo ou por negligência, a escovação cuidadosa dos dentes é raramente realizada três vezes por dia, menos ainda quando fala-se de escovar os dentes após cada refeição.

Estes dois fenômenos contribuem para a proliferação de bactérias cariogênicas, provenientes do açúcar e de outros alimentos. Estas bactérias formam a placa dentária que geral ácidos que atacam o esmalte dos dentes.

 

O chá previne cáries?

Sem esquecer da importância indiscutível e insubstituível de uma higiene bucal correta (escovação dos dentes e visitas regulares ao dentista), o chá pode também prestar assistência na luta contra as cáries.

Na verdade, ele apresenta a propriedade de deter a formação da placa dentária impedindo as bactérias de produzir os ácidos que causarão as cáries. Portanto, o chá pode combater o mecanismo das cáries.

Até pouco tempo, esta vantagem foi atribuída unicamente ao chá verde, porém, agora é sabido que o chá preto também possui esta propriedade anti-cárie. É importante lembrar que o chá verde é obtido através de uma simples secagem de folhas, enquanto o chá preto passa por uma fermentação, o que pode modificar a sua composição.

 

O chá apresenta ainda outras vantagens para a saúde dos dentes e da boca de forma geral.

 

Flúor

Na verdade, o chá preto contém também flúor na sua composição, velho conhecido no combate às cáries.
Mau hálito

E, finalmente, eliminando as bactérias orais, o chá contribuir na prevenção do mau hálito.

Tais argumentos deveriam confortar os amadores de chá e convencer os que não bebem a se tornarem adeptos da bebida e a consumirem regularmente.

Em todo caso, é altamente recomendado de beber chá, mas sem adicionar açúcar. Se você é daqueles que não vive sem um docinho na bebida, adoce seu chá com moderação.

Muitas vezes, o fato de adoçar o seu chá é um hábito que pode ser modificado diminuindo progressivamente a quantidade de açúcar adicionado. E nada impede o uso de adoçantes!

Ainda não leu?

 

Bebidas que deixam cabelos, pele e corpo impecáveis

Bebidas vitaminadas para dar energia

8 Receitas de drinks famosos para você impressionar

10 Dicas para alimentar-se melhor

Conheça as 7 frutas mais diuréticas

5 Saladas refrescantes e nutritivas para o verão