Clínica Geral

Passo-a-passo para ser uma pessoa mais saudável

Por Redação Doutíssima 05/12/2013

sau

Ter uma boa qualidade de vida faz toda a diferença em nossa rotina. Confira as nossas dicas e saiba como ser uma pessoa mais saudável:

 

1 – Beba mais água

A água te ajuda a manter a saúde e beleza. Ela traz muitos benefícios para o corpo. Além de ajudar regular a temperatura do corpo, limpar a pele, a água ajuda a eliminar as toxinas do organismo. Por isso, se você quiser ter uma pele hidratada, é recomendável beber pelo menos dois litros de água por dia. Ela também pode auxiliar na sua dieta pois quando bebemos uma boa quantidade antes das refeições, logo temos uma sensação de saciedade.
2 – Tomar café da manhã
Um bom café da manhã é essencial para passar um bom dia. Muitas pessoas tem a ilusão de que pular refeições ajuda no emagrecimento; o que não é verdade, pois quando deixamos de comer por um longo período de tempo, nosso corpo acaba compensando essa falta de alimentos nas próximas horas. Isso significa que tendemos a comer muito mais depois e por consequência engordar.
O café da manhã deve ser nutritivo, você não precisa exagerar e comer bastante chocolate por exemplo, no entanto pode incluir frutas, pão e leite são boas opções. É importante lembrar que o café da manhã é uma refeição que não deve ser pulada, pois é ele que nos fornece energia necessária para iniciar o dia.

 

sau4

 

 

3 – Coma nas horas certas

Outra coisa importante é comer nas horas certas. Quando fazemos poucas refeições (2 ou 3 por dia) por exemplo, é gerado um estoque de gordura no organismo, enquanto as pessoas que fazem mais refeições por dia (5 ou mais refeições) o conseguem ter um metabolismo e uma digestão mais rápida.
Não se engane! O segredo para manter o peso ideal com saúde é comer nas horas certas, porém em pouca quantidade.

 

4 – Mande o estresse para bem longe
Se você tem andado estressada pode ser um sinal de algo não vai bem e que você precise fazer algumas mudanças na sua vida. Você já pensou nos fatores que têm gerado esse estresse?
Rotina, trabalho, vida agitada, trânsito e outros fatores podem ser algumas possíveis causas. A primeira coisa a se fazer é não permitir que ele tome conta da sua vida, refletir sobre as situações que te incomodam podem te ajudar a encontrar a solução ideal para elas. Para espantar o estresse, você também pode tentar encontrar atividades que te façam bem e ainda tentar dormir as horas necessárias para se sentir disposto. Se o estresse persistir e você não conseguir gerá-lo sozinho, a melhor solução é procurar um médico.

 

5– Seja produtiva!

Uma das coisas mais agradáveis que existem é terminar o dia com aquela sensação de “missão cumprida”.
Trace objetivos e tarefas para realizar durante o seu dia. Uma agenda ou um calendário podem te ajudar a planificar suas ações para ter um dia produtivo.
6 – Durma bem
Uma boa noite de sono pode trazer vários benefícios para a sua saúde. O sono promove bem-estar e melhora o desempenho das nossas atividades diárias. A recomendação geral de sono para um adulto é em média 8 horas por dia. Além de dormir bem, uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos também ajudam a ter uma vida saudável.