Dica do Nutricionista

7 Alimentos que não podem faltar na dieta dos idosos

Por Redação Doutíssima 06/12/2013

Os-inimigos-da-alimentação-na-terceira-idade

Muitos sonham em chegar a terceira idade cheios de saúde e vitalidade, mas não é uma tarefa muito fácil, e mesmo para os que já chegaram eles procuram fazer exercícios diariamente e são muito preocupados com sua alimentação até mesmo para os que não tem o costume de ter esse pique, pois são obrigados a fazer uma dieta ou algo do tipo. Nesta fase, alguns nutrientes são essências, como é o caso do cálcio, que ajuda na prevenção da osteoporose.

O organismo não é mais o mesmo e não trabalham mais como antes, a digestão fica mais lenta e além disso, o metabolismo diminui por volta de 10%, o que provoca o ganho de peso”.

Pensando em tudo isso, separamos 7 alimentos que não podem faltar no cardápio dos idosos, vejamos:

1. Leite e derivados: Prefira os leites desnatados e os queijos brancos, esses contêm pouca gordura e facilitam a digestão, no caso se for alérgico ou não gostar, pode optar por brócolis e couve por exemplo.

2.  Carne branca (peixes e aves): Segundo os estudos, os idosos que comem peixes tem maior expectativa de vida, pois o ômega 3 reduz o risco de morte por doenças cardíacas. Vale lembrar que antes do cozimento, retire a pele das aves, na carne do frango por exemplo, encontramos uma enorme variedade de vitaminas, especialmente as do complexo B, fora outros que são fundamentais para os órgãos internos.

3. Fontes de vitaminas, minerais e fibras: pepino, berinjela, abobrinha, chuchu, cenoura, limão, laranja, goiaba, manga, entre outros.

4. Água e sucos naturais: A hidratação adequada ajuda no funcionamento do intestino, colabora para uma pele, unha e cabelos mais bonitos. Mantenha uma garrafa de água sempre a mão e evite os famosos refrigerantes, mesmo os diets e lights!

5. Cereais integrais: Além de fornecer energia, contém fibras que contribuem para o funcionamento do intestino e no controle da absorção de açúcares e gorduras. É recomendado consumir alimentos como: arroz integral, cevadinha, grão de trigo no almoço e jantar; pães integrais, cereais integrais, entre outros no café da manhã e lanches intermediários.

6. Frutas, verduras e legumes: Principais fontes de vitaminas e antioxidantes, são essenciais para o equilíbrio do corpo, sistema de defesa e prevenção de doenças. Inclua um destes alimentos em todas as refeições.

7. Castanhas: Fontes de antioxidantes, minerais e gorduras boas, também colaboram com a saúde e sistema de defesa. Inclua esses alimentos nos lanches intermediários em mix de castanhas e frutas secas ou em receitas como: salada, grelhados e sobremesas.

Ainda não leu?

 

Bebidas que deixam cabelos, pele e corpo impecáveis

Bebidas vitaminadas para dar energia

8 Receitas de drinks famosos para você impressionar

10 Dicas para alimentar-se melhor

Conheça as 7 frutas mais diuréticas

5 Saladas refrescantes e nutritivas para o verão