Remédios Caseiros

Candidíase: veja como enfrentar a doença sem sair de casa

Por Redação Doutíssima 06/12/2013

Você já ouviu falar da candidíase, conhece seus sintomas e acredita reconhecer alguns deles em você? Saiba que a doença é muito comum, incômoda, mas tem tratamento. Segundo o Ministério Saúde, no Brasil, três a cada quatro mulheres são afetadas com a infecção em alguma etapa da vida.

Por isso, não há motivo para preocupação ou vergonha ao identificar os sintomas. Quando tratada, a candidíase não oferece riscos à sua saúde, por isso, procure sempre o seu médico antes de iniciar qualquer tratamento caseiro.

candidiase

Infecção causada por fungo pode causar coceira, mas não é motivo para vergonha. Foto: iStock, Getty Images

O que é preciso saber sobre candidíase

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, especialistas indicam que a candidíase não é uma doença sexualmente transmissível. Isso porque ela pode ocorrer sem qualquer contato íntimo. Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 70% das pessoas que recebem o diagnóstico são do sexo feminino.

Ela nada mais é do que uma condição causada por um tipo de fungo chamado Candida, que normalmente vive em equilíbrio com as “boas” bactérias do corpo. É comum a sua presença na pele, na boca e no trato gastrointestinal sem causar qualquer dano. Nas mulheres, também está presente na vagina.

Altos níveis de açúcar no sangue, aumento de estrogênio e um sistema imunológico enfraquecido podem proporcionar um ambiente amigável para um maior risco de desenvolver infecção por fungos.

Se você tem diabetes, está grávida ou tem um problema de saúde que compromete o sistema de defesa natural do seu corpo, você pode estar no grupo de risco da candidíase.

Um crescimento excessivo do fungo Candida pode causar a infecção, dando origem a sintomas como coceira intensa e vermelhidão. Ela pode afetar pele, boca, estômago, trato urinário e vagina.

Tratamento caseiro para a candidíase

 

É muito importante tratar a candidíase. Do contrário, ela se torna crônica, podendo causar problemas como fadiga, tontura, irritabilidade e falta de memória.

Se você está lidando com os sintomas, pode amenizá-los com alguns remédios caseiros. Porém, para tratá-la de forma adequada, é necessário buscar orientação médica para tratar a infecção através da medicação correta de combate a infecções.

Para auxiliar no tratamento da infecção por candidíase, você pode incluir alguns alimentos em sua rotina. O alho, por exemplo, tem uma série de compostos com enxofre, o que lhe confere propriedades antifúngicas naturais. Você pode consumir de dois a quatro dentes de alho cru por dia, esmagando os dentes primeiro, para ajudar a liberar suas propriedades benéficas.

Além disso, os probióticos presentes no iogurte também podem ajudar a acabar com o problema. Porém, dê preferência aos que contenham lactobacillus acidophilus.

Para o uso tópico, é recomendado aplicar óleo de coco na área afetada, três ou quatro vezes por dia. Ele funciona como um remédio eficaz devido aos seus ácidos graxos, que possuem propriedades antimicrobianas.

O vinagre de maçã também é considerado benéfico para o tratamento da infecção, uma vez que ajuda a restaurar o equilíbrio do pH natural do seu corpo. Para isso, basta consumir um copo de água com uma colher de vinagre de maçã orgânico. Você também pode usá-lo em banhos de assento.