Guia dos Dentes

Brasil: o país da estética dental

Por Redação Doutíssima 06/12/2013

brasil-1

Se tem um povo ao redor do mundo que se preocupa com a estética de forma extremamente perigosa somos nós, brasileiros. O Brasil está sempre com os maiores índices de cirurgias plásticas dos mais diversos tipo, tem mulher recolocando o hímen para voltar a ser virgem. E no que diz respeito aos dentes, não são poucos os procedimentos que melhoram em muito o sorriso dos brasileiros e é por isso que os dentistas brasileiros são bem cotados na escala mundial em diversos fatores e um deles é a estética dental.

brasil-5

Quando andamos por outros países ou continentes, nos deparamos com uma diferença brutal que nos dá um choque cultural. Franceses, alemães, orientais, alguns americanos, dentre outros, possuem uma cultura de tratar somente o básico para não sentir dor e se possuem algum problema no dente, arrancam logo ou tratam canal. Dentes tortos são comumente vistos, poucos se preocupam com um dente escurecido ou desalinhado e quando vão ao dentista é para restaurar, arrancar, fazer canal ou colocar coroas em porcelana.

brasil-2

É raro vermos nesses países, pessoas com aparelho dental como vemos no Brasil. Mais raro ainda ver os dentes extremamente clareados ou branqueados, dentes quase perfeitos, um “photoshop real”. E vou ser sincero, adoro essa busca da perfeição, seja ela estética ou funcional ou mesmo as duas coisas juntas. Acredito na beleza dos dentes bem alinhados e com uma coloração que denota o cuidado que o paciente tem com a saúde, com seu corpo.

brasil-3

O mundo tem muito a aprender com a nossa odontologia e nós temos muito a aprender com o mundo sobre como usar essa odontologia para todos. Alcançar as massas populares e fazer o governo entender que saúde não é luxo, é a base de tudo. A característica mais importante para um dentista é “ter mão” que nada mais é do que conhecer bem a técnica e ter a possibilidade de tratar uma grande variedade de casos iguais o que vai desenvolver a habilidade do dentista de aplicar à técnica de forma individualizada, para cada tipo de paciente. E é ai que saímos na frente, temos um país cheio de cárie, de problemas periodontais, de pacientes precisando arrancar os mais variados tipos de dentes, fazer próteses de todos os modelos e com grande variação, dentre muitos outros casos e somado a isso, pessoas preocupadas com a estética.

brasil-4

Somos um país rico e pobre ao mesmo tempo, uma grande mistura de um pouco de tudo mas que tem dificuldade para chegar em algum lugar devido nunca estarmos realmente unidos.