Sem categoria

FRUTAS PARA EMAGRECER : Conheça as 7 frutas mais diuréticas – Fortissima

Por Redação Doutíssima 06/12/2013

melao-melancia-abacaxiO alimento diurético é assim nomeado por aumentar o fluxo de urina e ajudar a renovar os líquidos corporaisexpelindo as toxinas de forma mais rápida e eficaz. Os alimentos que exercem a função diurética são ricos em magnésiopotássio e vitamina B6. Eles também auxiliam na regulação do peso corporal, e por isso, as frutas diuréticas podem ser boas aliadas para quem quer emagrecer. Por estes e vários outros benefícios, as frutas devem estar presentes nas refeições diárias de todos nós. Aconselha-se o consumo de duas a três porções diárias (procure variar nas opções e comer cada fruta com o maior intervalo de tempo possível).

Como emagrecer 3 kg em 7 dias com frutas. FRUTAS PARA EMAGRECER : Conheça as 7 frutas mais diuréticas

 

Separamos uma lista com as 7 frutas mais diuréticas. Confira :

 

Melancia: A Magali tinha razão! A melancia é riquíssima em água (150 g dela são compostos de 140 ml de água), potássio e magnésio. Graças a este fator, ela proporciona uma ótima ação diurética e também auxilia na prevenção de câimbras. Além disso, a melancia é uma fonte de licopeno, antioxidante que protege do câncer de próstata e de mama.

 

Temos um espaço de troca de experiências e dúvidas sobre Nutrição! Clique aqui e acesse nosso fórum.

 

Melão: O melão é ainda mais rico em potássio do que a melancia e também possui grandes quantidades de água, sendo assim outro poderoso diurético natural. Contém propriedades antioxidantes que protegem o organismo dos radicais livres e retardam o envelhecimento precoce. Esta fruta também ajuda a proteger o coração : o potássio e as fibras presentes nela ajudam o organismo a absorver menos gorduras.

Abacaxi: Rica em fibras que dão saciedade, a fruta acelera o trabalho intestinal e acaba com o inchaço abdominal. É graças ao seu alto teor de potássio, manganês, magnésio e cálcio que o abacaxi é considerado como uma fruta diurética. É também rico em vitaminas A e C, além de outros nutrientes importantes, como a bromelina (enzima que facilita a digestão e possui ação anti-inflamatória).

Coco: A água de coco também é rica em potássio, magnésio e vários outros minerais que auxiliam na eliminação de líquidos no organismo. Além disso, é um repositor natural de eletrólitos, componente que ajuda na recuperação de atletas. Também pode ser um aliado contra a desidratação (especialmente de crianças e idosos) e no controle da pressão arterial.

Limão: O efeito diurético do limão é famoso, mas este efeito foi comprovado por estudos realizados na Universidade de Purdue, nos Estados Unido. Apesar da acidez, o limão não ataca o aparelho digestivo e possui uma ação cicatrizante, expectorante, antibactericida e desintoxicante. A fruta também possui enormes quantidades de vitamina C, potássio, manganês e fibras.

Maçã: A maçã possui um alto teor de potássio e vitamina B6, o que faz dela um diurético natural. A médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki afirma que a maçã também diminui a acidez e a síndrome do intestino irritável : “Seu alto teor de pectina, que forma as fibras das frutas cítricas, ajuda também a acelerar o trânsito intestinal, evitando a formação de gases e diminuindo a taxa de colesterol do organismo”, explica.

Pera: É rica em potássio, magnésio e água, e por isto, auxilia na eliminação de líquidos do organismo. Por ser rica em pectina, acelera o funcionamento do intestino e controla o açúcar e o colesterol no sangue. Uma recente pesquisa coordenada pelo Instituto de Medicina Social do Rio de Janeiro mostra que o consumo de três peras por dia ajuda na perda de peso graças à a ação diurética e baixa caloria da fruta (100 g contêm 59 calorias), e também porque ela possui mais quantidades de fibras do que as outras (assim como a maçã) – o que melhora o funcionamento intestinal.

 

Vale também ingerir essas frutas em forma de suco, e até mesmo combiná-las para fazer novos sabores!

 

Importante : o abuso da ingestão destas frutas pode ser perigoso: ingeridas em excesso, podem provocar desidratação e alterações nos níveis de potássio do sangue. Por isso, além de comer frutas diuréticas, procure beber dois litros de água por dia e comer alimentos ricos em fibras. 

Ainda não leu?

 

Bebidas que deixam cabelos, pele e corpo impecáveis

Bebidas vitaminadas para dar energia

8 Receitas de drinks famosos para você impressionar

10 Dicas para alimentar-se melhor

Conheça as 7 frutas mais diuréticas

5 Saladas refrescantes e nutritivas para o verão