Filhos

Deixar ou não o bebê chorar no berço?

Por Redação Doutíssima 06/12/2013

Muitos bebês demoram para pegar no sono e ficam chorando no berço. Outros, acordam durante a noite chorando. Alguns pais pensam que deixar o bebê chorar até que ele adormeça é um bom método para o bebê dormir, não importa quanto tempo leve. É certamente bom deixar o bebê chorar, mas por pouco tempo, antes de conforto. Essa teoria, de Richard Feber, diz que, se você não responder a seus gritos, o pequeno vai aprender que não há necessidade de chorar. Porém, Ferber não é o único autor a ter teorias sobre o choro do bebê.

 

sono-dicas-3

 

O que fazer então?

 

Segundo a autora Penelope Leach

 

• Abordagem: ” Compadeça-se com o choro do seu bebê. Se você deixar o bebê chorar, ele se sentirá abandonado e terá medo cada vez que você sair, seja na hora de dormir ou em outro momento do dia.”

• Quando agir: Comece a ” agir ” antes do bebê ter atingido a idade de cerca de 9 meses. Os bebês são, de fato , incapazes de saber que a noite é para dormir antes desta idade.

• Como fazer: É preciso ajudar seu bebê a associar o ato de deitar com um momento feliz, sereno, seguro, conseguindo assim adormecer sozinho. Mantenha rituais de sono agradável. Quando o bebê chorar, vá para o seu quarto com a frequência necessária, tranquilize-o e em seguida, saia. Leach escreve: ” Pode ser necessário repetir esse ritual muitas vezes, mas esta é a única maneira de convencer o seu bebê que você vai voltar e não vai abandoná-lo.”

 

Segundo a autora T Berry Brazelton

 

• Abordagem: estar presente, mas deixá-lo chorar. Antes de aplicar este tipo de método, certifique-se de estar em acordo com o seu parceiro para que funcione.

• Quando agir: Depende de seu filho. Isto pode ser feito com a idade de 6 meses ou 2 anos. Brazelton incentiva os pais a examinar suas próprias motivações e seu filho antes de iniciar esta abordagem.

• Como fazer: Evite cochilos à tarde, após 15 h. Mantenha um ritual de dormir suave e relaxante, não amamente, não dê colo para fazer o bebê dormir. Deite-o ainda acordado e fique com ele para tranquilizá-lo. Diga-lhe que você está lá, mas  que ele pode adormecer sozinho. “Por fim , esteja preparado para ser acordado a cada quatro horas. Quando o bebê chorar, vá vê-lo lentamente e tente não estimulá-lo . Não pegue-o no colo. Acalme-lo e tranquilize-o. Aos longo da noite, não vá vê-lo, mas apenas certifique-se de falar com ele e acalmá-lo. Próximo passo: Aguarde 15 minutos antes de responder a seus gritos e repita o passo anterior”, diz Brazelton.

 

Segundo o autor William Sears

 

• Abordagem: Dormir com seu bebê ou outras abordagens semelhantes. De acordo com Sears: “O resultado de um bebê chorando é sempre o mesmo: uma mãe tensa e a raiva do bebê que acabará por se desgastar e adormecer. Mas a que preço? Devemos definitivamente evitar que o bebê chore para dormir. ”

• Quando agir: Desde a infância até a criança está pronta para dormir em sua própria cama.

• Como agir: Você pode compartilhar sua cama com seu bebê durante os primeiros meses de sua vida. De acordo com Sears, uma mãe e seu bebê dormem melhor e por mais tempo quando estão lado a lado. O bebê fica mais quente, sente ente seguro e tem o seio ao alcance da boca se tiver fome. Além disso, os bebês têm um bom crescimento quando eles dormem perto de seus pais. Se a mãe voltou a trabalhar: dormir com seu bebê pode ajudar a reconectar-se com ele e acalmar essa separação.