Nutrição

Entenda a diferença entre Índice Glicêmico (IG) x Carga Glicêmica (CG)

Por Dr. Felipe Monnerat 06/12/2013

Alimentos-nutritivos-2

Afinal,  qual a diferença entre IG e CG? Não, não é tudo igual! Nosso nutricionista explica com detalhes como entender melhor do assunto. Confira.

 

Começando pelo Índice Glicêmico

Definição IG: é a velocidade de absorção do açúcar de um alimento ou a velocidade que o açúcar de um determinado alimento chega a corrente sanguínea. É uma medida da qualidade do carboidrato ingerido, porém não considera a quantidade.

Cálculo: IG= área de uma curva gerada pelo aumento da glicemia em duas horas (curva glicêmica) induzida por 50g de um alimento/área do alimento controle (50g) (pão branco ou glicose) X 100. Devido à complexidade do cálculo, já existem tabelas com o índice glicêmico dos principais alimentos. (Classificação: Baixo > 55, moderado 56-69 e elevado/alto < 69)

Importância: Devem-se evitar alimentos de alto índice glicêmico para não ocasionar pico do hormônio insulina. Quanto mais lentamente o açúcar do alimento chegar a corrente sanguínea menos insulina é produzida pelo pâncreas resultando em maior tempo de saciedade menor risco para aparecimento de diabetes e obesidade. A única exceção seria para atletas ou praticantes regulares de atividade física com objetivo de ganho de massa magra que logo após um treinamento intenso devem ingerir esse tipo de carboidratos para repor a energia gasta mais rapidamente.

Pode-se diminuir o índice glicêmico adicionando fibras, alimentos proteicos, gordura ou acidificando o alimento. Ex: O Pão Branco tem IG elevado se for integral (presença de fibras) diminui, se adicionar queijo (PTN) diminui, se adicionar azeite (gordura) diminui, se ingerir com iogurte (acidificar) diminui etc.

12

 

Agora é a vez da Carga Glicêmica

Definição CG: é um indicador de qualidade e quantidade de carboidrato a partir de uma determinada porção consumida desse nutriente na dieta. A carga glicêmica tem uma maior importância por considera a quantidade de carboidrato ingerido.

Cálculo: CG= quantidade de carboidrato em gramas x seu IG/100.  Classificação: Baixo <11, Moderada 11-19 e Alta > 19. A carga glicêmica da dieta pode ser classificada como baixa para ≤ 80 e alta para ≥ 120.

Importância: A carga glicêmica tem uma aplicação mais pratica podendo ser utilizado na prescrição de dietas, no calculo para uma refeição. Estudos associam dietas com elevadas cargas glicêmicas com aumento do risco para diabetes tipo 2, obesidade e aumento do colesterol.

Um alimento pode ter o índice glicêmico alto com uma carga glicêmica baixa. Ex: Melancia tem o IG de 72% em uma porção de 152g com 10g de carboidrato.  CG=10 x 72/100= 7,2. Logo a melancia tem um IG alto (72%) e uma CG baixa (7,2). Isso acontece pela pouca presença de carboidrato em uma porção de melancia.

 

Ainda não leu?

 

Bebidas que deixam cabelos, pele e corpo impecáveis

Bebidas vitaminadas para dar energia

8 Receitas de drinks famosos para você impressionar

10 Dicas para alimentar-se melhor

Conheça as 7 frutas mais diuréticas

5 Saladas refrescantes e nutritivas para o verão