Guia dos Dentes

Como escovar os dentes perfeitamente: escovas com cerdas macias e seus benefícios

Por Redação Doutíssima 06/12/2013

cerdas-4

Um fator muito importante na higiene dental diária é o conforto, você não pode comprar produtos que não lhe deixe 100 % confortável pois é um ato que vai se repetir várias vezes ao dia e por toda a sua vida. A escolha de cada item é muito importante desde a escova dental, passando pela pasta dental, fio dental e antisséptico. Hoje vamos falar sobre a escova dental com cerdas macias que facilitam muito o dia-a-dia. Com isso, vou falar um pouco sobre as características dessas cerdas macias na escovação e alguns detalhes da escova que somados às cerdas vão tornar a sua escovação muito prazerosa.

Procure sempre as escovas com cerdas macias e acabamento arredondado, essa informação vem na embalagem e vai fazer com que você tenha menor possibilidade de agredir estruturas como gengivas e bochechas durante a escovação. Alguns casos podem fazer uso de escova média ou dura e para saber o que é melhor para você, fale com seu dentista mas na dúvida, dê preferência para escova macia ou extra-macia.

cerdas-3

Um segundo fator seria com relação ao posicionamento dessas cerdas que podem ser cruzadas, inclinadas, arredondadas e por ai vai. Gosto de indicar as cerdas cruzadas para meus pacientes devido a facilidade de limpeza interdental, ajudando a ação do fio dental que muitas vezes é feita de forma ineficiente pelo paciente. Escovas mais atuais misturam esses padrões de cerdas e acredito que isso tenha benefícios quando bem escolhido.

A empunhadura do cabo da escova é um fator muito importante por ser responsável tanto pelo controle do movimento como por propiciar conforto ao paciente e incentivar a ficar mais tempo escovando. Não esqueça que cabos de escovas cheios de borrachas e design futurístico são mais fáceis de acumular e proliferar bactérias. Com isso, você terá que ter maiores cuidados na limpeza e armazenamento.

cerdas-1

Mais um ponto a ser analisado é a cabeça da escova que é o local no qual se inserem as cerdas. Esse fator vai variar de acordo com o tamanho de sua boca, a capacidade de abertura, idade e aconselho conversar com seu dentista que vai lhe ajudar. A escova não pode ficar batendo em dentes e tem que chegar até o final da arcada, no último dente e para isso, não pode ser grande demais.

Escovas não duram para sempre, você precisa trocar em média a cada 3 meses e isso pode variar com o uso. Cuidado com inflamações, gripes ou resfriados. Quando estiver ficando bom, a escova deve ser trocada imediatamente ou submetida a processos de tentativa de desinfecção.

cerdas-2

Converse com seu dentista e ele vai lhe ajudar a escolher a escova certa.

 

Ainda não leu?

 

7 alimentos para clarear seus dentes

Os segredos por trás da pasta dental clareadora

O retorno da faceta de ouro à moda

Como potencializar o clareamento dental

TOP 10: dicas de beleza e segredos das famosas

Aprenda a fazer um clareamento dental natural

Como deixar os dentes brancos: 4 dicas naturais para ter dentes mais brancos