Relacionamento

Entenda a dificuldade de dizer não e o que se estabelece a partir disso.

Por Redação Doutíssima 07/12/2013

Homem-No1

 

 

Muita gente tem grande dificuldade em dizer uma simples (ou não) palavrinha: NÃO!

E diante dessa dificuldade muitas relações são estabelecidas e/ou dificultadas, a partir dessa forma de agir/funcionar.

Acredito em mecanismos de funcionamento que nos fazem agir e estabelecer relações interpessoais. E funcionamos praticamente da mesma forma em todas as relações que estabelecemos. Não somos pessoas diferentes nos lugares e ambientes diferentes que frequentamos ou quando estamos diante de pessoas diferentes. Somos os mesmos, iguais. Claro que certos lugares ou pessoas nos permitem nos sentirmos melhores, sermos de um jeito ou de outro, ficar mais a vontade e etc. Mas, basicamente funcionamos com os mesmos mecanismos de se relacionar e ser/estar no mundo.

 

Formas de estar no mundo

Criamos nossos padrões e assim seguimos na vida. Construindo ou desconstruindo.

Observo pessoas com dificuldades em falar não, elas muitas das vezes acreditam que tem que estar sempre dispostas e prontas para quem pedir, estar disponível e dizer sim o tempo todo.

Algo ou alguém fez com que elas acreditassem que para serem amadas ou por qualquer outro motivo, teriam que ser assim. Seja para cumprir um deveria ou uma crença, seja o que for,  elas acreditassem que assim devem fazer. Porém, o preço disso é muito alto. Uma constante luta interna, com sentimentos e vontades, pois nem sempre queremos corresponder a demanda dos outros e dizer sim a todo mundo que nos fala ou nos pede algo. Uma ausência de limites.

nao

E como sabemos que limites são sempre saudáveis, difícil encontrar saúde em relacionamentos que não têm a “permissão” para se dizer a palavra “não”. Muitas das vezes, quem nunca diz não espera a mesma atitude dos outros e quando não têm (o que ocorre muitas vezes), pode se frustrar bastante. Ou, estabelece relacionamentos com base em troca de favores, onde eu digo sim para você porque você também disse ou diz sim pra mim. Parece que é uma dívida. E viver pagando dívidas não é nada legal.

 

Troca justa

Relacionamentos são uma troca. E não há nada de mal nisso. Porém, para ser saudável, a troca deve ser justa. Se relacionar com o outro baseado em troca de “sim” ou favores pode promover relacionamentos nada saudáveis e trocas nada justas. Para a troca ser justa eu devo dar e receber no mesmo nível. Agir dentro das minhas possibilidades, limites e sentimentos, e isso inclui quase sempre dizer alguns (ou muitos) “nãos”.