Filhos

Qual a idade certa para o bebê começar a falar?

Por Redação Doutíssima 07/12/2013

Muitas vezes a gente se depara falando com o bebê quando ele ainda está na barriga da mãe, com a certeza absoluta de que ele está nos entendendo.Depois do nascimento do bebê, a comunicação se torna mais intensa, mas o processo ainda é bem parecido.Durante os primeiros meses, um simples sorriso já é suficiente para derreter qualquer pai e mãe. Os pais vão escutar algumas palavras que na verdade são só experimentos que o bebê faz com os sons.
É impressionante como um bebê assimila uma língua tão naturalmente, parece muito fácil! No entanto,muitos pesquisadores que têm se dedicado à pesquisas no processo de aquisição da linguagem mostram que o esforço intelectual necessário é substancial e os mecanismos do processo não são tão simples assim.

 

Bebê

O instinto do bebê 

Peter Jusczyk , Professor de Psicologia da Universidade John Hopkins, em Baltimore , Estados Unidos é um dos pesquisadores mais experientes neste domínio.Uma de suas conclusões é que o aprendizado de uma língua é um instinto,um impulso inato e não um processo de imitação simples.Mesmo as crianças que sofrem de habilidades de comunicação limitadas demonstram esse mesmo impulso e muitas vezes criam uma linguagem própria porque eles são incapazes de dominar a linguagem compartilhada pelos outros.

No entanto,o fato da aquisição de uma língua ser um instinto, natural e universal não significa que não é um processo complexo.Para aprender a falar,o cérebro deve trabalhar intensamente, ele tem que ser capaz de distinguir quando uma palavra termina e outra começa.Um bebê tem que identificar os sons dominantes, memorizar os significados de cada palavra e ainda entender a lógica para utilizar as palavras em uma frase.E quando aprendemos uma língua estrangeira, podemos ver que não é uma tarefa fácil.

Jusczyk descobriu que:

  • Na idade de 4 meses e meio, um bebê é capaz de reconhecer e reagir ao seu nome.
  • Aos 7 meses, sua atenção já está focada na organização de sentenças e ele é capaz de identificar palavras familiares dentro dessas frases.
  • Com cerca de 9 meses, ele se torna consciente da existência de regras estabelecidas na linguagem e vocabulário.
  • Entre 12 meses e 2 anos de idade,ele consegue aprender entre 10 e 20 palavras por dia.

 

Levando em conta o fato de que a audição de um bebê ainda está em desenvolvimento , que ainda é difícil para ele se fixar em sons de interesse no meio de todo um ambiente cheio de ruídos,e que suas habilidades de concentração e atenção ainda não foram desenvolvidas, não há dúvidas no quão incrível é a rapidez em que eles aprendem a se comunicar.