Saúde Mental

Quando é a hora certa de trocar de emprego?

Por Redação Doutíssima 07/12/2013

Faz parte do mercado atual a troca de empregos e funcionários. A cada ano está mais difícil encontrar pessoas que passaram toda sua carreira no mesmo emprego, na mesma empresa. Com as transformações que vivemos na sociedade atual, mudaram as empresas e também o modo de pensar do indivíduo sofreu transformações. Fato é que cada vez mais, trocar de emprego é algo muito comum.

Fica então a questão: quando tomar uma decisão para trocar de emprego? Quando eu sei que preciso mesmo mudar? Como agir nesse momento?

 

O-que-faz-o-brasileiro-mudar-de-emprego-televendas-cobranca

 

Perceba como está o seu humor em relação ao seu trabalho. Existem diversos sinais de que você precisa realmente de uma mudança: Você acorda pela manhã infeliz por ter que ir trabalhar; Você faz suas atividades de maneira mecânica, sem muita atenção e interesse; Você perdeu sua criatividade, faz o básico; Perdeu a vontade de se superar e de dar o melhor; Sempre acha que o tempo demora a passar para chegar o fim do expediente; Você não admira seu chefe ou perdeu a admiração por ele; Não se sente motivado ou não sente que há espaço para subir na empresa.

 

Esteja seguro de que você precisa mesmo trocar de empresa. Às vezes, seu problema pode ser resolvido internamente, com uma mudança de cargo ou de posto. Às vezes, o que você precisa é uma mudança de chefe, ou uma séria conversa com ele para ser motivado. Não deixe de fazer uma reflexão longa antes de tomar uma decisão. Tente tranquilizar-se para não decidir nada sob influência do estresse. Que tal fazer essas 5 perguntas à seguir?! As respostas te ajudarão a entender se o problema está liga aos desafios, à remuneração ou à liderança.

1. Você tem aprendido coisas novas nos últimos meses no trabalho?

2. O seu líder direto está próximo e se mantem atualizado?

3. Como você é reconhecido pelas suas entregas e realizações?

4. O comportamento da liderança está alinhado com os valores da empresa?

5. Quando você pensa em levantar pela manhã e ir para o trabalho, qual é a sua sensação?

 

Se você decidir mesmo mudar de emprego, você vai precisar agir com calma e sabedoria. Nunca comente com seus companheiros de trabalho até que você tenha tudo acertado. Primeiro você deve pôr o seu currículo em dia, atualizar e ativar seus contatos para já ir buscando outras vagas que te motivem. Ao mesmo tempo, avise seu chefe da sua decisão. A empresa também precisa se adaptar à sua saída. Junto com seu chefe, vocês irão decidir quanto tempo ou como fazer o processo de sua substituição ou da sua saída. Quando tudo estiver acertado e você tiver uma data certa para sair, aí sim você pode anunciar aos seus colegas de trabalho.